PUBLICIDADE

TSE defere registro de Peruzzo que disputou vaga na Assembleia; pleno votará recurso de Barranco

PUBLICIDADE

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, agora há pouco, que vai para votação no plenário o recurso do candidato a deputado estadual, Valdir Barranco (PT), que tenta obter o registro de candidatura, negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Ele  concorreu sub-judice e teve 19,1 mil votos.  Seguiram o voto vista do ministro João Noronha, os ministros  Henrique Neves da Silva, Luciana Lóssio, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Dias Toffoli (presidente), vencendo a relatora Maria Moura, que já havia se manifestado contra o deferimento. Ela já o havia negado em decisão monocrática.

Contra Barranco, ex-prefeito de Nova Bandeirantes, pesa a rejeição de suas contas de 2007 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por irregularidades e também na câmara. A tendência é o que o registro não seja condendido, já que o Tribunal de Justiça rejeitou recurso em que tentava reverar a reprovação, para não mais ser enquadrado na Lei Ficha Limpa.

Antes, o TSE acatou recurso e deferiu o registro do candidato a deputado estadual Altir Peruzzo (PT), que concorreu sub-judice e obteve 15,2 mil votos, antes considerados nulos.  Votaram com a relatora, ministra Maria Moura, os ministros Henrique Neves da Silva, Luciana Lóssio, Gilmar Mendes, Luiz Fux, João Otávio de Noronha e Dias Toffoli.

Contra Peruzzo, ex-prefeito de Juína, pesava a reprovação das contas de 2012, rejeitadas tanto pelo TCE quanto pela câmara municipal. Mas o recurso inicialmente negado pela relatoria, acabou sendo convertido em diligências e reenviado ao TRE e com isso, mais provas puderam ser anexadas.

Caso os votos de Barranco sejam contabilizados, somados aos de Peruzzo, o coeficiente eleitoral mudaria e Barranco entraria no lugar o deputado estadual eleito Silvano Amaral (PMDB), de Sinop. Desta forma, o peemedebista seria “empurrado” para a primeira suplência da coligação “Amor a Nossa Gente” e Peruzzo ficaria com a segunda suplência. Alan Kardec (PT), que ficou como primeiro suplente, cairia para terceiro.

(Atualizada às 22h59)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado de MT responderá no Conselho de Ética acusado de ofender parlamentar do PSOL

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),...

Mauro Mendes compartilha com prefeitos em evento do TCE práticas de gestão; vídeo

O governador Mauro Mendes disse, hoje, para prefeitos, vice,...

Governo de Mato Grosso prevê crescimento na receita de 7% ano que vem

A secretaria de Fazenda detalhou, na segunda audiência pública...
PUBLICIDADE