Trinta policiais militares e bombeiros pretendem disputar as eleições deste ano. A relação foi publicada pelo Comando-Gerais da corporação no Diário Oficial do Estado (DOE), que circulou ontem, e autoriza o afastamento destes servidores durante o período eleitoral. O número representa menos da metade do registrado em 2012, quando 66 praças e oficiais se licenciaram para a disputa daquele ano. Nas últimas eleições, sete conseguiram a vitória nas urnas e os demais retornaram às fileiras.
Do total, sete pretendem concorrer ao cargo de vereador em Cuiabá. São eles os cabos PMs Carlos Prado Rodrigues, Elizeu Francisco, que assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa, no lugar de Wancley (PV), Ewerton Aparecido e José do Carmo e os terceiros-sargentos Juarez Pereira e Elias de Magalhães. Os demais pré-candidatos estão distribuídos em 20 municípios.
Com a mudança na legislação eleitoral, o afastamento ocorre antes das convenções partidárias, que confirmarão, ou não, os nomes dos militares que disputarão as eleições deste ano. Caso não sigam com as candidaturas, a portaria prevê a comunicação imediata ao Comando da PM e o retorno ao trabalho ordinário.
Dos 66 candidatos em 2012, 64 foram candidatos a vereador, 1 a vice-prefeito e 1 a prefeito. Várzea Grande foi o município com o maior número de candidatos, 13, todos a vereador, seguido por Cuiabá com 7 e Santo Antônio do Leverger (34 km o sul da capital), que teve 3 PMs candidatos. Entre os policiais que trabalham em Mato Grosso, 1 foi candidato a vereador no município goiano de Aragarças, localizado na divisa com o Estado.