PUBLICIDADE

TRE mostra sistema de registro de candidatura a representantes de partidos na capital

PUBLICIDADE

Os representantes dos partidos políticos e diretórios municipais de Cuiabá participaram, esta manhã, de uma aula prática sobre a operacionalização do sistema de Registro de Candidaturas (Candex). A aula foi ministrada na sala de treinamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os participantes aprenderam, de forma prática e didática, a manusear o sistema.

Além de baixar, instalar e atualizar o Candex,  os participantes aprenderam também a cadastrar os partidos, coligações e candidatos, simulando todos os casos práticos da atividade. É a primeira vez que Aldenice Queiroz, representante do Partido da Mobilização Nacional de Cuiabá (PMN), se responsabiliza pelo registro de candidaturas da coligação. O curso sobre o Candex trouxe tranquilidade a Aldenice, pois ela pôde aprender a manusear o sistema e percebeu que a operacionalização é simples e prática.

"Como é a primeira vez que estou com a demanda de registrar os candidatos, o treinamento foi muito útil, já que eu não tinha conhecimento de como utilizar o programa. Ficou bastante claro do que é necessário ser realizado. Tirei todas as dúvidas para fazer um trabalho bem feito", falou a representante do PMN.

Para o representante e secretário geral do Partido Solidariedade, Adolfo Grassi, o treinamento foi importante para minimizar os prováveis erros que acontecem no momento de elaborar o registro de candidaturas. "A aula foi muito proveitosa. Pude aprender a atualizar o sistema, o que vai facilitar também no atendimento aos candidatos. Parabéns a Justiça Eleitoral pela iniciativa, pois vejo que o TRE-MT está preocupado em diminuir os erros que acontecem na hora em que registramos os candidatos".

O Sistema de Registro de Candidaturas, Candex, é um sistema pelo qual os partidos e coligações que pretendem concorrer às eleições municipais de 2016 devem efetuar seus pedidos de candidaturas. O uso do sistema é obrigatório para a  realização de todos os tipos de pedido: coletivo, individual, de vagas remanescentes e de substituição.

Após serem digitados os dados das agremiações concorrentes e dos candidatos, o pedido é gravado por mídia, que deve ser entregue diretamente nas sedes dos cartórios eleitorais responsáveis pelo registro de candidatos, juntamente com as vias assinadas dos formulários impressos pelo sistema e demais documentos requeridos.

Os pedidos de candidaturas devem ser entregues nos cartórios eleitorais até às 19h do dia 15 de agosto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE