O Aplicativo Pardal – sistema que permite envio de denúncias via smartphones android e web, lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em 2014, tem sido a principal ferramenta utilizada pelos cidadãos mato-grossenses para denunciar propaganda eleitoral antecipada e/ou irregular e outros crimes eleitorais relacionados as Eleições 2016. Só em Cuiabá, das 263 denúncias registradas, 262 são provenientes do Aplicativo. Em todo o Estado, o número de denúncias registradas pelo 0ardal chega a 1.492.
As denúncias de propaganda irregular em banner, cartazes, faixas, outdoor e placas são as mais frequentes, com 838 registros. Em seguida vem as denúncias de propaganda em redes sociais com 184. Já a propaganda em sites conta com 35 notificações. O uso da máquina administrativa consta em 166 denúncias e compra de votos, 79.
"Ficamos muito felizes em perceber que a população de Mato Grosso está participando mais, fiscalizando mais o processo eleitoral. Esse controle social é importante porque a Justiça Eleitoral não tem estrutura para estar em todos os lugares, para coibir todas as irregularidades. Precisamos da participação da sociedade nesse trabalho", ressaltou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Maria Helena Gargaglione Póvoas.
A informação é da assessoria do TRE.