Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso não vai mudar a data da eleição dos prefeitos em Novo Horizonte do Norte (170 km de Sinop) e em Araguainha (420 km de Cuiabá) e estão mantidas para próximo domingo. Testes realizados hoje em equipamentos de simulação apontaram para uma possível falha no encerramento automático das urnas eletrônicas, porém, o Tribunal Superior Eleitoral já garantiu o funcionamento de toda estrutura tecnológica da eleição. O processo de votação, nos dois municípios, será totalmente informatizado.
Em Novo Horizonte do Norte serão utilizadas 11 urnas eletrônicas para votação, 2645 eleitores estão aptos a votar. Em Araguainha, município que possui o menor eleitorado do Estado com 1005 eleitores, utilizará apenas 3 urnas eletrônicas. Nos dois municípios, o quantitativo de urnas de reserva, utilizadas em possíveis substituições, é de 100%.
A eleição nos dois municípios acontece após confirmação da decisão de primeiro grau que decretou a inelegibilidade dos candidatos eleitos. Os prefeitos, que concorreram à reeleição obtendo mais de 50% dos votos, tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Conforme Só Notícias já informou, os prefeitos eleitos em outubro passado, nas duas cidades, tiveram registros de candidatura cassados e a corte definiu por novo pleito. Em Novo Horizonte concorreram João Antônio de Oliveira (PMDB) e Waldecir de Sá (PPS). Em Araguainha, José Ferreira (PPS) e Arnaldo Barreto (PR)são candidatos a prefeito.
Leia também