PUBLICIDADE

Cuiabá: Wilson afirma que prêmio Mamma África é reconhecimento para com MT

PUBLICIDADE

Ao ser convidado para receber hoje o IV Prêmio África Brasil, em São Paulo, premiação extensiva a personalidades, empresas e governos que contribuíram, por meio de projetos e ações sociais, para maior inclusão sócio-cultural e ambiental sustentável dos afros descendentes, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, disse se sentir ‘muito honrado, reconhecimento extensivo a Cuiabá e Mato Grosso".

"Recebo este prêmio na condição de prefeito e principal autoridade do município de Cuiabá, mas os premiados são todos os cuiabanos e mato-grossenses, em geral", afirmou Wilson. Ele foi premiado na categoria "Arte e cultura", fruto de um trabalho pioneiro que implantou em 2007, no currículo escolar de Cuiabá, com enfoque na história e cultura afro-brasileira, através do Projeto Abraço. O Brasil é o segundo País do mundo em população afro-descendente.

Conforme o prefeito, a capital de Mato Grosso se tornou pioneira quando inseriu a história da África no ensino fundamental, trabalho consolidado com dedicação extremada de todos os professores capacitados para aquela missão, após um processo construído em várias etapas pela Prefeitura de Cuiabá.

Wilson enfatizou ser preciso desmistificar essa imagem de que o povo africano chegou ao Brasil sem qualquer bagagem cultural. "O trabalho executado nas escolas foi justamente para realizar essa desmistificação". Ao contrário do que muitos pensam, e até apregoam, assinalou o prefeito da Capital, grande parte dos africanos era formada por pessoas cultas, preparadas, filósofos, médicos. "Ações como essa é que colocam Cuiabá em destaque, sendo merecedora desse prêmio internacional", ressalta.

Na relação de personalidades agraciadas com o Prêmio África Brasil, constam personalidades ilustres como o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. A cerimônia de premiação será hoje, 25 de maio, data em que se comemora o "Dia da Luta pela Independência da África", intitulado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 1972, como o "Dia da Libertação da África", local: Associação Brasileira das Classes Profissionais, Endereço: Avenida das Nações Unidas 7001 – Pinheiros, São Paulo.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE