O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) colocará em julgamento na quinta-feira (05) o recurso eleitoral do candidato ao governo do Estado, Mauro Mendes (PSB), que tenta reverter a reprovação de sua prestação de contas na eleição de 2008, quando foi candidato a prefeito de Cuiabá. No entanto, a situação não é favorável ao empresário, já que o procurador regional eleitoral, Thiago Lemos de Andrade, emitiu parecer contra o recurso e pede a manutenção da reprovação das contas. O recurso está tramitando no Tribunal desde 18 de novembro de 2009 e somente agora será apreciado pelo pleno.
O parecer do procurador já está nas mãos dos relator do processo, desembargador Márcio Vidal. Agora, cabe a ele elaborar voto sobre o caso e depois colocar para apreciação do pleno, que pode ou não acatar. Caso seja reprovado o recurso de Mendes, ele ainda poderá recorrer. Ele só estará impedido de concorrer ao pleito deste ano se perder os embates jurídicos em todas as instâncias. No caso eleitoral, a instância máxima é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nas eleições de 2008, o empresário concorreu e perdeu a eleição para prefeito de Cuiabá para o ex-prefeito e agora também candidato ao governo do Estado, Wilson Santos (PSDB), que também teve contas reprovadas e ajuizou recurso para tentar obter registro de candidatura.