sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

TRE fará redução de 4 mil mesários na votação do referendo

PUBLICIDADE

Resolução aprovada na sessão plenária de quinta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso permitirá a redução de pelo menos 4.000 mesários durante a votação do referendo sobre venda de armas, marcado para o dia 23 de outubro. O dispositivo permite que o TRE/MT agregue seções eleitorais localizadas em um mesmo local de votação, tendo como parâmetro o limite de até 600 eleitores por urna eletrônica.

“Nas eleições municipais de 2004 promovemos a agregação de 746 seções eleitorais”, recordou Rejane Werlang, coordenadora de eleições da Secretaria de Informática do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Segundo ela, nesse pleito o parâmetro foi de no máximo 500 eleitores por urna. “A agregação não cancela a existência da seção. Apenas permite que eleitores de duas seções votem em uma mesma urna, gerando grande economia para a Justiça Eleitoral”, explicou.

A coordenadora revelou que a meta do TRE/MT é agregar de 800 a 1.000 seções eleitorais. Em 2004, o TRE contava com 6.128 seções eleitorais, distribuídas em 1.490 locais de votação. Para o referendo, funcionarão 6.242 seções e 1.497 locais de votação. Para cada seção eleitoral são convocados quatro mesários.

Werlang observou ainda que a agregação de seções eleitorais vai gerar grande economia para a Justiça Eleitoral, que terá que realizar as eleições com apenas 35 por cento do que foi gasto com as eleições de 2004. “Somente em alimentação de mesários, se conseguirmos agregar 1.000 seções, poderemos economizar R$ 60.000,00”, observou.

A economia será ainda maior se forem contabilizada custos como transporte de urnas.Normalmente é contratada a empresa Correios, além de recorrer a aeronaves, para os locais mais distantes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE