Às 8h, no domingo, será aberta a sessão do TRE destinada a acompanhar o referendo. Essa sessão será encerrada às 17h.
Às 10h, no Centro de Eventos Pantanal, a Comissão Apuradora do Referendo (composta pelo juízes Marcelo Souza de Barros, presidente, e Renato César Vianna Gomes e José Pires da Cunha), oficializam o sistema de totalização de votos. Essa cerimônia será acompanhada por todos os membros do TRE – dá para fazer várias matérias, como:
Às 17h, todo o Tribunal “muda” para o Centro de Eventos do Pantanal. A totalização de votos começa tão logo cheguem as primeiras transmissões com resultados. A totalização será determinada a cada 10 ou 15 minutos, pelo Juiz Marcelo de Barros.
No Centro de Eventos Pantanal também será feita a APURAÇÃO dos votos de Cuiabá, VG, Barão, Santo Antonio do Leverger, Acorizal e Livramento. Então, teremos no local 15 estruturas de Cartórios, recebendo disquetes de urnas, movimentação de gente etc – esse trabalho prossegue até chegarem todos os disquetes, podendo, portanto, avançar pela madrugada.
Meia-noite o juiz Marcelo de Barros suspende a totalização manual e começa a totalização automática (sistema). Os computadores serão transferidos para o prédio do TRE e, na segunda-feira, 24/10, às 8h, recomeça a totalização manual – acreditamos que estarão faltando no máximo 5% dos votos de Mato Grosso. A expectativa do Juiz é encerrar os trabalhos até 17h – muitas urnas devem demorar para chegar nos Cartórios, como é o caso das regiões de Juina, Araguaia (três Zonas), Peixoto, Paranatinga etc.