O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso acaba de julgar procedente o registro de candidatura ao governo do Estado do empresário Mauro Mendes (PSB). Por quatro votos a dois, o pleno do Tribunal acatou o pedido de registro de Mendes. Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, o Ministério Público Eleitoral opinou pela procedência do pedido, enquanto que o relator do processo, Jorge Luiz Tadeu, votou pelo indeferimento da candidatura. No final da votação, prevaleceu o parecer do MPE.
De acordo com a assessoria, a questão da reprovação das contas de Mauro Mendes, ainda do pleito de 2008 quando concorreu à prefeitura de Cuiabá e perdeu, foi levantada e discutida durante a votação. No entanto, os quatro julgadores que votaram pela procedência do pedido, afirmaram que este processo ainda está em trâmite na justiça e não foi decidido ainda por um pleno colegiado (mais de um juiz). Com este entendimento, estes julgadores entenderam que não havia motivo para “barrar” o pedido de candidatura de Mendes.
Se prevalecer este entendimento, o TRE também deve aprovar o pedido de candidatura do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), que teve as prestações de contas reprovadas na eleição passada. O processo do registro de candidatura de Wilson acontecerá ainda hoje. O governador e candidato à reeleição, Silval Barbosa (PMDB), e o candidato do PSOL, Marcos Magno, já tiveram seus pedidos de candidatura ao governo deferidos.
(Atualizada às 10h13)