A votação começou às 8hs e vai até as 17h em todos os municípios mato-grossenses. 2.330.281 eleitores estão aptos a votar e a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que o número de abstenções seja menor em relação as últimas eleições gerais, de 2014 quando 22% do eleitorado deixaram de votar no 1º turno e 25% não compareceram no 2º. Na última eleição municipal (prefeito e vereador) houve abstenção maior.
O diretor-geral do tribunal, Nilson Bezerra acredita que o volume de adesão e rejeição em torno dos dois principais candidatos que lideram a disputa à Presidência da República incentivará muitos eleitores a saírem de casa para votar. “Há um interesse muito grande dos eleitores de comparecer às urnas para votar, principalmente para Presidência da República, tanto gente que quer votar no PT, quanto gente que quer votar no Bolsonaro. Em virtude deste acirramento, a tendência é que o número de votantes seja percentualmente muito maior”, avalia, em entrevista para a A Gazeta.
Os eleitores que votam em cidades onde o TRE já fez o cadastramento biométrico e, por algum motivo não passaram por essa revisão, precisam estar atentos. Em alguns desses municípios, como Cuiabá e Várzea Grande, ainda será possível votar. Em outros, como Sinop, quem não tem a biometria, está com títulos cancelados.
Quem vai votar também precisa prestar atenção às regras do pleito. É proibido, por exemplo, usar o celular para consultar o nome e o número do candidato. É recomendável que o eleitor faça as anotações em papel. É permitido usar camisetas com identificação de candidatos, mas sem realizar nenhuma manifestação que configure boca de urna.
A apuração dos votos começa às 18hs.