Três peemedebistas de Mato Grosso estão no diretório nacional do PMDB eleito hoje, em convenção: o deputado Carlos Bezerra, o vice-governador Silval Barbosa e a ex-deputada Tete Bezerra. O deputado Michel Temer foi reeleito presidente e o PMDB é agora ainda mais aliado de Lula devendo ficar com alguns ministérios.
Temer (SP) foi reeleito com a presença de 457 dos 564 convencionais (mais de 80% dos convencionais), totalizando 602 votos. “Numa convenção em que não há disputa, normalmente há um certo desinteresse. E nesta eleição pretendeu-se até que não houvesse quórum. Houve algum movimento nesse sentido, de modo que nesse particular foi emocionante o quórum significativo”, observou Temer.
Temer disse ainda que as divergências internas serão sanadas com o diálogo e que amanhã mesmo procurará o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ex-presidente da República e senador José Sarney para conversar sobre a necessidade de manter o partido unido. Renan Calheiros e Sarney defendiam a candidatura de Nelson Jobim (que desistiu) e não foram à convenção.
O objetivo de fechar um acordo em torno da unidade é a apresentação de uma candidatura própria para presidente da República em 2010. “Pode ser o próprio Temer ou o ex-presidente Sarney. Ou ainda qualquer de nossos governadores, todos têm condições de assumir a bandeira do partido como candidato a presidente do país”, afirmou o ex-senador Maguito Vilela (GO)


