O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou várias falhas e irregularidades na contratação de serviços e compra de bens de sete hospitais universidades do país. Entre eles, está o Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá. O trabalho faz parte de uma auditoria realizada pelo órgão em contratos de 24 unidades. Foram constatados falta de servidores especializados, pesquisas de preços deficientes e falta de pareceres jurídicos atestando a legalidade da dispensa de licitação, entre outros problemas.
Sobre a unidade médica mato-grossense, o TCU aponta que “há um grande número de processos administrativos disciplinares desde 2010 que ainda está em andamento”. A unidade informou que, após a auditoria, remanejou servidores para finalizar os processos. A unidade é ligada a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Além do Hospital Júlio Muller, foram constatados problemas no Hospital Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no hospital da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no hospital da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e também no hospital do Triângulo Mineiro (UFTM).
O valor dos contratos auditados ultrapassa R$ 187 milhões, mas o TCU não informou quanto, desse total, está sob suspeita, aponta reportagem da Agência Estado. Os problemas identificados inibem o controle preventivo de fraudes e propiciam a aquisições com preços superiores à média de mercado.