sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

TCE inspeciona 120 pontes da Transpantaneira e conclui evento por compromisso entre Estado e municípios

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Comitê Interno de Gestão Ambiental do Tribunal de Contas de Mato Grosso inspeciona, hoje e amanhã, as 120 pontes na Rodovia Transpantaneira (MT-060) para conferir o estado de conservação e os integrantes participarão do evento ‘preservação do pantanal é da nossa conta – conjugação de esforços necessários para o seu enfrentamento”, nesta 3ª feira.

De acordo com o titular da secretaria Geral de Controle Externo (Segecex) Roberto Carlos de Figueiredo, o evento visa mobilizar diferentes instituições em prol de um compromisso mútuo na preservação do pantanal, frente às propostas apresentadas no projeto de lei 5482/2020, de autoria do senador Wellington Fagundes, denominado “Estatuto do Pantanal”.

Será apresentado o resultado da atuação do comitê, desde maio de 2021, quando foi instituído. “O grupo focou em acompanhar de perto as ações do Governo do Estado e das prefeituras no enfrentamento às queimadas no Estado. Profissionais do TCE-MT acompanharam ações de militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso por diversos municípios, incluindo Santo Antônio de Leverger, Poconé, Santa Cruz do Xingu, União do Sul, Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Novo Santo Antônio”.

Com análise de documentos e entrevistas, foram verificadas as principais causas e vulnerabilidades que contribuíram para a elevada ocorrência de incêndios nessas regiões e a equipe partiu para o trabalho em campo, considerou as dificuldades enfrentadas pelas equipes, bem como possíveis omissões dos poderes executivo estadual e municipal. “Nesse evento, vamos apresentar dados e propor soluções para os gargalos”, ressaltou o secretário.

Representantes do Senado Federal, secretaria estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Associação Mato-grossense dos Municípios e das prefeituras e câmaras municipais de Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Cáceres e Nossa Senhora do Livramento vão participar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE