Política

TCE inicia na 5ª edição do Gestão Eficaz para gestores públicos de 25 municípios de Mato Grosso

Começa nesta quint0-feira e termina na sexta, em Água Boa (740 km de Cuiabá) mais uma edição do Programa de Capacitação Gestão Eficaz, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, e voltada para gestores, servidores públicos e vereadores da região e passou a ser mais dinâmico e eficiente em 2019 quando as palestras foram substituídas por oficinas, que vão capacitar os participantes sobre arrecadação própria, prestação de contas via Sistema Aplic, Programa Radar (Módulo Compras Públicas), Contratações Públicas e Gestão e Controle de RPPS. As atividades ocorrem na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Participam do evento agentes públicos de Juína, Água Boa, Alto da Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.

O presidente do TCE, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, fará a abertura abertura, às 8h30, seguido do conselheiro junto à presidência, Ronaldo Ribeiro, que abordará a respeito da atualidade do momento do Estado e dos municípios, além de temas importantes debatidos durante as sessões plenárias. Na programação também estão falas do secretário-geral da Consultoria Técnica, Gabriel Liberato Lopes, que tratará dos novos entendimentos do TCE-MT acerca das despesas com pessoal; e o auditor Natel Laudo da Silva, que abordará a responsabilização de servidores e pessoas jurídicas pelo Tribunal de Contas.

O Gestão Eficaz ganhou em 2019 uma nova roupagem, com temas relevantes e polêmicos da Administração Pública, proporcionando aos participantes conhecimento mais específico. A primeira edição aconteceu em março, em Cuiabá, com a participação de mais de 300 pessoas, entre servidores municipais e estaduais e gestores dos Poderes Executivo e Legislativo de 27 municípios. A segunda edição foi realizada em abril, em Pontes e Lacerda e a última ocorreu em Sinop entre os dias 23 e 24 de maio.

Além das palestras, haverá duas oficinas, simultaneamente: “Estratégias para o incremento de arrecadação de receitas próprias”, com o secretário de Controle Externo de Receita e Governo, Joel Bino, e o auditor Alisson Francis Vicente de Moraes; e outra ministrada pela secretária de Gerenciamento de Sistemas Técnicos, Lisandra Ishizuka Hardy Barros, e pelo auditor público externo, Francisco Evaldo Leal, que têm como tema a prestação de contas via sistema Aplic.

Na sexta-feira, acontecem mais duas oficinas simultâneas, uma sobre o Programa Radar e Contratações Públicas, ministrada pelos auditores Richard Maciel de Sá e Guilherme de Almeida; e outra sobre Gestão e Controle de RPPS, com o secretário de Controle Externo de Previdência, Eduardo Benjoino Ferraz.

A informação é da assessoria do TCE.

 

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)