PUBLICIDADE

TCE constata irregularidades na dispensa de licitação para comprar medicamentos em Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou procedente, na sessão plenária de ontem, representação de natureza interna e aplicou multa à prefeitura ao constatar irregularidade em dispensas de licitações para aquisição de medicamentos e insumos hospitalares.  O relator conselheiro Valter Albano expôs que as decisões da prefeitura foram tomadas em 2020 e constatadas falhas na formação de preço.

“Apesar de os argumentos de que a administração se valeu da tabela Cmed, é pacífico que esta não reflete os valores praticados nas contratações públicas, não sendo adequada, portanto, para compor isoladamente o preço público”, destacou o conselheiro.

Quanto a suspeita de sobrepreço, Valter Albano opinou pelo afastamento já que, em sua avaliação, a metodologia adotada pela equipe técnica para a comparação de preços não refletiu a realidade.  Em seu voto, considerou ainda o período de combate à pandemia de Covid, quando a oferta não atendia a demanda. “Foi uma situação excepcional, na qual todo mundo inteiro não tinha como ofertar os produtos demandados. Então, cada caso é um caso e é atípico por si só, dependendo do momento”, disse.

Ele e os demais conselheiros acolheram parcialmente o parecer do Ministério Público de Contas e, além de aplicar multa (valor não informado), emitiu determinações legais à gestão. Seu posicionamento foi acompanhado por unanimidade pelo pleno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura diz que avançou em acordo com servidores para evitar greve em Cuiabá

A prefeitura de Cuiabá afirmou hoje que avançou nas...

Sinop recebe 1º drone do Estado para combate a incêndios em edifícios

O secretário estadual de Segurança Pública, César Roveri, e...

Município no Nortão e mais dois recebem caminhões-pipa do governo de MT

O governo de Mato Grosso realizou, hoje, a entrega...
PUBLICIDADE