segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

TCE constata irregularidades na dispensa de licitação para comprar medicamentos em Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou procedente, na sessão plenária de ontem, representação de natureza interna e aplicou multa à prefeitura ao constatar irregularidade em dispensas de licitações para aquisição de medicamentos e insumos hospitalares.  O relator conselheiro Valter Albano expôs que as decisões da prefeitura foram tomadas em 2020 e constatadas falhas na formação de preço.

“Apesar de os argumentos de que a administração se valeu da tabela Cmed, é pacífico que esta não reflete os valores praticados nas contratações públicas, não sendo adequada, portanto, para compor isoladamente o preço público”, destacou o conselheiro.

Quanto a suspeita de sobrepreço, Valter Albano opinou pelo afastamento já que, em sua avaliação, a metodologia adotada pela equipe técnica para a comparação de preços não refletiu a realidade.  Em seu voto, considerou ainda o período de combate à pandemia de Covid, quando a oferta não atendia a demanda. “Foi uma situação excepcional, na qual todo mundo inteiro não tinha como ofertar os produtos demandados. Então, cada caso é um caso e é atípico por si só, dependendo do momento”, disse.

Ele e os demais conselheiros acolheram parcialmente o parecer do Ministério Público de Contas e, além de aplicar multa (valor não informado), emitiu determinações legais à gestão. Seu posicionamento foi acompanhado por unanimidade pelo pleno.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE