O Tribunal de Contas de Mato Grosso informou, hoje, que está consolidado o levantamento de informações da saúde pública dos municípios que é considerado um aliado no diagnóstico das condições de saúde da população. O painel Saúde, módulo do sistema Radar de Controle Público do TCE, consolida informações dos 141 municípios com números de leitos em cada cidade, consultas pré-natal, mortalidade infantil, beneficiários de planos privados de saúde, quantidade de equipamentos e profissionais, dentre outros.
Para o levantamento, o painel consolida dados junto a fontes oficiais, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, apontou que a ferramenta permite detectar as deficiências dos serviços prestados e possibilita executar ações preventivas e proativas a partir dos resultados constatados. “Nossa proposta, ao lançar o Radar Saúde, foi garantir indicadores completos na saúde. Essas informações possibilitam análises, estudos e o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências, para que as ações adotadas pela administração pública beneficiem de fato o cidadão”, explicou, através da assessoria.
O painel também é um pontapé para a idealização de um programa de avaliação das políticas públicas na área. “Políticas públicas ineficientes resultam em perdas incalculáveis tão quanto à corrupção. Por isso precisamos estimular ações mais eficazes e mais eficientes no nosso país.”