quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

TCE capacita prefeitos e equipes de 27 cidades de Mato Grosso para reduzir irregularidades em contas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Thiago Bergamasco/assessoria)

O Tribunal de Contas de Mato Grosso orientou, hoje, gestores de 27 municípios cujas contas de governo estão sob relatoria do conselheiro Waldir Teis para reduzir irregularidades e trazer mais eficiência à administração pública, o conteúdo da capacitação considerou as principais falhas apontadas em processos dos últimos quatro anos.

Realizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o encontro mobilizou mais de 100 inscritos entre prefeitos, controladores, contadores e assessores jurídicos no auditório da Escola Superior de Contas e foi anunciada a criação de um sistema de orçamento e finanças, que auxiliará as gestões no fechamento dos balanços anuais.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, destacou outras medidas que beneficiarão os fiscalizados, como a nova roupagem do plenário virtual, que vai possibilitar que as sustentações orais sejam feitas sem que os representantes precisem sair de seus municípios, e a criação de uma plataforma de capacitação para os gestores.  “Saímos da fase do planejamento e já estamos em plena execução da nossa visão estratégica para 2022/2023, que tem os prefeitos como prioridade. Exemplo disso é que já estamos dando andamento o Gerenciamento do Planejamento Estratégico, que será implementado em 88 municípios mato-grossenses neste ano e chegará a totalidade dos 141 até o ano que vem”, explicou.

Waldir Teis analisou que essas iniciativas estimulam os gestores a se aproximarem do TCE para tirar dúvidas, reduzindo assim erros comuns. “O Tribunal não vai deixar sua função de fiscalizar, mas tem obrigação também de orientar. O gestor, muitas vezes, não tem conhecimento específico e, pelo ímpeto em implementar políticas públicas, acaba atropelando alguns procedimentos.”

A qualificação se repetirá com os outros conselheiros e representantes dos municípios sob suas relatorias, oferecendo uma oportunidade para a identificação e melhora de fragilidades. É o que avalia o presidente da AMM, Neurilan Fraga. “Tenho certeza que nos próximos anos os servidores municipais estarão plenamente capacitados para fazer uma gestão com eficiência, qualidade e custos menores.”

O evento repercutiu entre os participantes, como a prefeita de Barra do Bugres, Maria Azenilda Pereira. “Quando a gente se capacita é bem mais fácil fazer o certo. Lá em Barra do Bugres nos unimos à câmara para fazer o melhor. Por isso  quero parabenizar imensamente o Tribunal e me colocar à disposição para qualquer iniciativa como essa.”

O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto, levou parte de sua equipe para garantir a boa execução dos balanços. “Estamos prontos para receber as orientações técnicas, visando andar de acordo com as normas. O objetivo é que possamos ter uma finalização tranquila a cada ano em relação a prestação de contas do nosso município”, avaliou.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE