O Tribunal de Contas do Estado divulgou, hoje, o 5º relatório de acompanhamento e fiscalização das obras da copa, na capital. Foi constatada a execução de 40,04% dos contratos em andamento, restando 59,96% a realizar. Excluindo a implantação do VLT, o percentual executado corresponde a 51,06%. O relatório anterior (medição até 31 de abril) demonstrou execução de 49,46% das obras em andamento (excluído o VLT).
A assessoria informa que a auditoria analisou 27 contratos no valor total contratado de R$ 2,2 bilhões. Das 27 obras analisadas, 3 foram concluídas. Das 24 restantes, 4 não apresentaram atrasos, 8 apresentam atraso de até 60 dias, 9 estão atrasadas entre 60 e 180 dias, e, em 3 é superior a 180 dias.
O tribunal aponta que 14 obras possuem atrasos superiores a 30 dias e seus cronogramas permanecem distantes da realidade, dificultando uma fiscalização efetiva. “Algumas não têm demonstrado uma melhoria no ritmo de execução, como por exemplo a pavimentação das ruas do entorno da Arena Pantanal, o Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari e a implantação do coletor tronco”,
Na obra da Arena Multiuso (estádio ca opa), o relatório apontou uma evolução positiva no ritmo dos serviços. No entanto, a estrutura metálica de cobertura que deveria estar concluída no final de abril, está com 78,58% executada.
Entre as obras averiguadas estão a Arena Multiuso, o Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo, a construção de dois viadutos, quatro trincheiras e três pontes, além de duplicações, restaurações e pavimentações de vias públicas.
(foto: Edson Rodrigues)