PUBLICIDADE

Taques veta projeto que dava novo nome para a Unemat

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) vetou, integralmente, o projeto de lei complementar aprovado pela Assembleia Legislativa, que alterava o nome da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Pela matéria, proposta pelo deputado estadual Adriano Silva, em 2016, a instituição passaria a se chamar Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado.

Ao justificar o veto, Taques alegou que a propositura está “afetada por vício formal”. Para ele, projetos desta natureza são de “iniciativa privativa do chefe máximo do Poder Executivo”. O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou na última sexta-feira (20), e, agora, será analisado pelos deputados estaduais, em data a ser divulgada.

Conforme Adriano Silva, a proposta era “um desejo de toda a comunidade acadêmica da Unemat. As contribuições do professor Maldonado moldaram a universidade que conhecemos hoje e que tanto contribui para o crescimento e fortalecimento do nosso estado", justificou o parlamentar, na época.

Carlos Alberto Reyes Maldonado, ou apenas “Maldonado”, como era conhecido, foi professor de Ciências Sociais, formado pela Universidade de São Paulo (USP), que atuou no curso de Direito do campus de Cáceres por mais de 30 anos. Era o diretor da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc) de 1989 a 1993. Ele foi o primeiro reitor da Unemat e ficou no cargo entre os anos de 1994 e 1996, quando renunciou para conduzir a Secretaria de Educação de Mato Grosso, de 1996 a 1997.

Entre 2000 e 2004 foi secretário de Educação de Cuiabá e, na sequência, coordenou a Regional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Estado e a Consulta da Carta da Terra no Brasil. Faleceu aos 54 anos de idade, em 30 de janeiro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vídeo: UFMT deve concluir este ano reformas em blocos do câmpus de Sinop

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Prefeito prevê que duplicação da BR-163 de Lucas a Mutum fique pronta até o final do ano

O prefeito Miguel Vaz (Republicanos) disse, em entrevista na...

Lucas do Rio Verde atinge 67,8 km de ciclovias e é líder em MT

Levantamento divulgado hoje pela prefeitura apontou que Lucas do...

Sinop: câmara votará projeto de domicílio tributário eletrônico

Os vereadores começam a apreciar, nesta segunda-feira, o projeto...
PUBLICIDADE