segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Taques ressalta necessidade de integração com países vizinhos

PUBLICIDADE

Na primeira reunião entre os integrantes da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur), o governador Pedro Taques e o governador do departamento de Santa Cruz, Ruben Costas Aguilera, apresentaram a proposta conjunta de pavimentação de 315 quilômetros da estrada que liga Mato Grosso a Santa Cruz de la Sierra. No encontro, discussões sobre o meio ambiente também ganharam destaque.

Em sua fala como anfitrião do encontro, Taques ressaltou a necessidade de trabalho em conjunto do bloco subnacional em busca do desenvolvimento sustentável e também de uma maior ligação entre as províncias e cidades dos países. Lembrou que a internacionalização do aeroporto Marechal Rondon é um dos pontos que constrói esse elo.

Ao citar a importância da integração, Taques lembrou que 90 milhões de pessoas moram nos países do Oeste da América do Sul. Avalia, que os países possuem grande mercado consumidor e o intercâmbio de mercadorias deve ser favorecido, desta forma, beneficiando ambos os lados.

O governador de Santa Cruz destacou ainda a questão da segurança pública. Ele comparou a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia como a existente entre o México e os Estados Unidos. Destaca que a fronteira tem muito problemas, mas também é uma fonte de esperança de desenvolvimento da melhoria na qualidade de vida.

Segundo ele, o Governo Autônomo de Santa Cruz trabalha para aumentar a segurança na fronteira entre os dois países. Como exemplo, cita o investimento de U$ 2 milhões na estação policial integral, em San Mathias, já que a situação é muito crítica.

Outro assunto que também dominou a pauta foi o meio ambiente. Foi apresentado aos governadores e prefeitos os projetos de proteção ambiental, com enfoque estratégico em biodiversidade para a América Latina. Foram apresentados três programas que existem na América do Sul e que são apoiados pela União Europeia.

Além das alternativas de financiamento para a biodiversidade. Também foi apresentada uma proposta para preservação ambiental em locais importantes e ameaçados pela falta de proteção. Seriam a região do chaco, cerrado, pantanal, bosques secos chiquitanos e tucamanos. O montante seria de U$ 12 milhões, no qual o grupo pleiteia U$ 10 milhões e o restantes seria de contrapartida.

A ideia do grupo é criar um relacionamento de médio prazo com a UE e consolidá-la com uma comissão de meio ambiente.  

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE