PUBLICIDADE

Taques quer concluir reforma administrativa e pode exonerar mais comissionados

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PDT) deve aproveitar o feriado de Carnaval para concluir as discussões quanto ao projeto de Reforma Administrativa do Estado. A intenção do pedetista é encaminhar a mensagem à Assembleia Legislativa já na próxima semana, quando o Parlamento retoma os trabalhos após 15 dias de recesso. Entre os pontos que Taques deve debater com os secretários durante o feriado está o quadro funcional.

Como o Palácio Paiaguás já atingiu o limite em quantidade de servidores, para realizar outro concurso público, precisa primeiro exonerar funcionários comissionados. As necessidades de cada uma das secretarias nesse sentido, segundo o governador, serão debatidas com os gestores das Pastas. “Vai pegar ponto por ponto para saber quantos cargos serão suprimidos”, explica.

Até agora, o pedetista já exonerou cerca de 1,5 mil pessoas. No início do ano, Taques apontava para uma redução de, pelo menos, dois mil comissionados do governo. Diante da necessidade de concurso público para órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no entanto, a quantidade pode ser revista. “Qual é o limite? Vai depender da reforma administrativa”, pontua.

Outro ponto que o projeto em elaboração deve abordar são as atribuições das secretarias de Estado. O governador diz já ter identificado, por exemplo, que a Controladoria Geral do Estado e o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção têm tarefas em comum, o que precisa ser revisto. Situação semelhante ocorre entre o Gabinete de Transparência e o de Comunicação Social.

Apesar disso, o governador vê espaço para estas estruturas já criadas continuarem a existir sem interferências umas nas outras. Sobre a Controladoria e o Gabinete de Transparência ele explicou que “a Controladoria é a posição do Estado, mas eu quero criar essa ideia que o controle também tem que ser social”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE