PUBLICIDADE

Taques entrega ao presidente do TCE contas de seu 1º ano de governo

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) entregou oficialmente as contas de 2015 ao presidente do Tribunal de Contas, Antonio Joaquim e ao relator, conselheiro José Carlos Novelli, hoje. Ainda participaram os secretários de Fazenda, Paulo Brustolin e de Planejamento, Marco Marrafon, além do controlador geral do Estado, Ciro Gonçalves, e dos conselheiros Domingos Neto e Moisés Maciel.
 
Taques informou que os documentos já haviam sido enviados por meio digital na sexta-feira (1) para o TCE. “Adianto que não existem muitas novidades, até porque sempre fizemos questão de estar junto com o TCE em tudo. Não se trata apenas de um balanço de números, mas de propostas e preocupações com as contas públicas”, disse, por meio de assessoria.

Antonio Joaquim agradeceu a iniciativa do governador e ressaltou a necessidade de fortalecer as políticas públicas com responsabilidade fiscal. “O Estado tem avançado tanto na transparência como nos resultados das políticas públicas, sabemos disso porque estamos acompanhando e conversando sempre, no sentido de colaborar. O TCE saiu da sua zona de conforto de apenas fiscalizar os gastos públicos, o que estamos fazendo é contribuir para que as coisas aconteçam, a população tenha melhor qualidade de vida. Esse é o Tribunal de Contas do século 21”, concluiu.
 
Contendo sete volumes e sete anexos com documentos exigidos pelo TCE, Taques apresentou cinco cópias das contas de Governo que segundo informou o relator das contas, José Carlos Novelli, deverão ser analisadas até o dia 3 de junho. É um balanço geral do Estado que o TCE já vem acompanhando simultaneamente e por isso temos conhecimento do seu conteúdo. Desde fevereiro do ano passado os auditores vêm analisando e, inclusive, emitimos alertas em relação a gasto com pessoal e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi elaborado um Plano de Providencias pelo Controle Interno e o governo já foi corrigindo os índices e o TCE acompanhou de perto. Agora vamos nos debruçar sobre os números e os resultados das políticas públicas”, comentou o relator.
 
Taques reforçou ainda que o ato da entrega das contas de Governo está previsto na Constituição Federal. “É um ato legal e estamos cumprindo a lei, mas é um mecanismo de transparência também”.
 
O governador disse ter confiança no TCE e na sua competência do dever constitucional de analisar as contas. “Queremos ressaltar a importância dos Termos de Ajustamento de Gestão que foram firmados durante o exercício de 2015. Nestes documentos estão todos os indicadores do que nossa administração gastou com as políticas públicas. Aqui também consta 3 milhões e 300 mil pessoas que precisaram de serviços do governo”, finalizou.
 
Após a entrega, Pedro Taques convidou o presidente do TCE a visitar a reforma ao antigo Hospital Central, iniciada com a colaboração de voluntários e iniciativa privada e que está sendo chamada de “Cidade da Saúde”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE