O Estado de Mato Grosso e suas potencialidades foram apresentados na Exposição Internacional China, América Latina e Caribe – CLAC, feira realizada na cidade de Zhuhai, localizada na província de Guangdong, a mais rica da China. Esta é a primeira edição da feira promovida pelo governo chinês em parceria com os governos subnacionais e que tem o objetivo de promover negócios, comércio, cultura, turismo e esporte entre a China e as cidades da América Latina e Caribe. O governador Pedro Taques participou da abertura nesta quinta-feira. Ele e a comitiva mato-grossense presente tiveram os custos da viagem e o estande da feira custeados pela organização do evento.
A empresa mato-grossense Casa do Peixe está buscando abertura no mercado asiático e também está presente na feira apresentando seus produtos. O seu presidente, Cássio Ferraz, está empolgado com a possibilidade de negócio. “Estamos abrindo mercado, já temos algumas reuniões nesse mercado que nos interessa muito. Vamos comercializar filé e costelinha de tambaqui, com possibilidade de quatro a cinco contêiners por mês”. Além da abertura, o governador também representou o Estado no painel Desenvolvimento, Comércio e Oportunidades para Províncias e Cidades da América Latina. Foi uma oportunidade para mostrar o Estado e suas potencialidades para empresários chineses.
“Esperamos receber os empresas chinesas e compartilhar com elas todas essas oportunidades que o estado de Mato Grosso oferece. Nós alimentamos o mundo e pretendemos industrializar nossa produção para gerar mais emprego e riqueza ao nosso povo”, disse o governador.
Desde 2014 o governo central chinês colocou a América Latina como foco estratégico e tem estimulado os investimentos fora do país. Guo Yuanqiang, secretário da Zona de Comércio de Zhuhai, explicou que o governo do presidente Xi Jinping estabeleceu novas relações com os países da América Latina e que a abertura econômica da China vai continuar avançando.
Nesta sexta-feira, o governador segue para Shangai e, no sábado, a Bonn, Alemanha, onde participará da COP 23, informa o Gabinete de Comunicação.
PUBLICIDADE
Taques e lideranças divulgam força econômica de Mato Grosso em feira na província mais rica da China
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE