O embaixador chinês Li Jinzhang vai organizar, a convite do governador Pedro Taques, uma expedição de empresários chineses para que conheçam de perto as potencialidades de Mato Grosso. Os números apresentados por Taques durante encontro, hoje, na casa do embaixador, em Brasília, surpreenderam as autoridades chinesas. O governador mostrou os dados positivos da economia mato-grossense e ressaltou a importância de um sistema de logística moderno e eficiente para escoar a produção de bens de consumo e matéria-prima produzidos no Estado.
“Estamos pensando estrategicamente, em Mato Grosso daqui a 10, 20, 30 anos. Somos o celeiro do país, campeão na produção de soja, milho, algodão e rebanho bovino. Já somos líderes da porteira para dentro das fazendas e agora queremos investir na expansão dos nossos produtos da porteira para fora”, disse Taques.
O embaixador chinês se mostrou entusiasmado com os números apresentados pelo governador. “Mato Grosso tem um potencial ilimitado. Sabemos que há um grande espaço para crescimento e existe uma necessidade para investimentos em áreas como infraestrutura”, disse Jinzhang durante o encontro, que teve ainda a participação do deputado federal Nilson Leitão, do prefeito Otaviano Pivetta, de Lucas do Rio Verde, senador Acir Gurgacz, de Rondônia e dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, de Comunicação Social, Jean Campos; do
Taques também falou da possibilidade de diminuir o tempo para escoar a produção de Mato Grosso via o Oceano Pacífico rumo à China e explicou que, com a ferrovia Cento-Oeste, que terá terminal de cargas em Lucas do Rio Verde e passará por cerca de 15 cidades mato-grossenses 'indo' até Rondônia e chegando ao Pacífico, os produtos mato-grossenses chegariam ao mercado consumidor asiático com 15 dias a menos do que o praticado atualmente.
“As informações que o governo chinês tem de Mato Grosso são muito convincentes para estreitarmos nossos laços”, completou Jinzhang. Ele frisou que existe uma grande expectativa para avaliar a possibilidade de acordos entre a China e Mato Grosso na área de infraestrutura e logística, informa a assessoria do governo estadual.