domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Taques diz que é favorável a proposta dos Estados fazerem empréstimos no exterior

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) declarou, hoje, que concorda com a proposta defendida pelo presidente Michel Temer (PMDB) de autorizar os Estados a fazerem empréstimos no exterior dando como garantias receitas futuras. Ele ressaltou ainda que mesmo com 25% da dívida dolarizada, que é resultado de um contrato firmado com o Bank Of América na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Mato Grosso tem plenas condições de contrair empréstimos no Exterior.

Entretanto, é necessário verificar qual o impacto disso nos compromissos financeiros do Estado que tem a obrigação de saldar dívidas de R$ 7 bilhões em um período limitado de dois anos. “Temos capacidade de operação de crédito no exterior. Há espaço orçamentário. A nossa questão é o volume de despesas em 2016 e 2017. A maior parte da dívida de Mato Grosso, que são R$ 7 bilhões, tem que ser paga nestes dois anos. E não houve preparação administrativa no passado para um impacto financeiro deste porte”, disse.

A possibilidade de a União autorizar a captação de empréstimos no Exterior aos governadores é um dos assuntos que será tratado com a equipe econômica do Ministério da Fazenda e diretamente com Temer, nesta 3ª, durante o “Fórum dos Governadores”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE