PUBLICIDADE

Taques avalia adotar regras da previdência de Temer

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) discorda da proposta do presidente da República Michel Temer (PMDB) de excluir os servidores públicos municipais e estaduais do texto da reforma da previdência que será submetida a votação no Congresso Nacional. “A decisão de transferir responsabilidade aos Estados e municípios é inconstitucional. Os Estados não podem legislar e aplicar regras diferentes daquelas que serão aplicadas pela União”.

Diante do imbróglio administrativo e jurídico que surgiu, Taques avalia manter a proposta que será aprovada pelo Congresso Nacional em Mato Grosso. “Vamos aguardar. É uma opção”.

Com relação à previdência social, a equipe econômica do Estado avaliava encaminhar projeto de lei para a Assembleia Legislativa elevando a contribuição previdenciária de 11% para 14%.

Ainda não foi encaminhada ao Legislativo para a aprovação, a proposta de teto dos gastos que tem como meta limitar investimentos públicos nos próximos dois anos e congelar salários e progressão de carreira dos servidores públicos.

Isso porque os parlamentares e o Executivo estadual aguardam a aprovação em definitivo do Congresso Nacional para que não haja divergência na lei estadual.

Atualmente, é preciso ter 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres) para pedir a aposentadoria por idade e 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres) para solicitar o benefício por tempo de contribuição. Isso pode mudar com a proposta enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional.

O projeto prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e 49 anos de contribuição para a aposentadoria integral.

Entidades de classe discordam e afirmam que os trabalhadores rurais serão os mais prejudicados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE