O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir hoje (28) o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República sobre o caso do mensalão. O quinto dia da sessão de julgamento começa às 10 horas.
Os ministros do STF analisam hoje os dois últimos itens da denúncia: um sobre formação de quadrilha e outro sobre evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
Entre os denunciados por formação de quadrilha está o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, denuncia pelo mesmo crime o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-secretário geral do PT Sílvio Pereira, o empresário Marcos Valério e os seus sócios Ramon Hollerbach e Rogério Tolentino.
São denunciados ainda por formação de quadrilha Simone Vasconcelos, Kátia Rabello, Cristiano de Mello Paz, Geiza Dias, José Roberto Salgado, Ayanna Tenório, Vinícius Samarane. Nesse mesmo item da denúncia, o empresário Marcos Valério também foi denunciado por falsidade ideológica.
Antonio Fernando Souza sustenta, na denúncia, que existiu uma “sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”.
Para o ministro Carlos Ayres Britto, a denúncia de formação de quadrilha “é a parte mais sensível, delicada e traumática” contra o núcleo partidário.
Já sobre evasão de divisas e lavagem de dinheiro são denunciados o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes. São denunciados também por evasão de divisas Marcos Valério, Ramon Hollebarch, Rogério Tolentino, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Geiza Dias, José Roberto Salgado, Ayanna Tenório, Vinícius Samarane e Kátia Rabello.
Até agora, o STF aceitou a denúncia contra 37 dos 40 acusados de envolvimento com o mensalão.