PUBLICIDADE

STJ nega pedido de habeas corpus para Silval Barbosa que continua preso

PUBLICIDADE

O desembargador convocado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ericson Maranho, indeferiu pedido de liberdade para o ex-governador Silval Barbosa (PMDB). Com isso, ele continuará preso em um alojamento do comando do Corpo de Bombeiros, no bairro Verdão, na capital, onde está há uma semana. A íntegra da decisão do desembargador não foi divulgada ainda.

O pedido havia sido protocolado pela defesa de Silval no STJ, na última terça-feira, na tentativa de reverter a prisão preventiva expedida durante a operação Sodoma, que investiga a cobrança de propina para conceder incentivos fiscais para empresas.

Na semana passada, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou o pedido de liberdade. Um dos advogados de Silval, Francisco Faiad, disse que a defesa entende que não há fundamentos para a prisão e o ex-governador não oferece risco à investigação e nem ao cumprimento da ordem. Além disso, o advogado garante que o peemedebista tem manifestado interesse em colaborar e já buscou órgãos como Ministério Público, Poder Judiciário, Tribunal de Contas para ajudar com informações.

O ex-governador foi apontado como o chefe de uma organização criminosa na operação Sodoma que investiga irregularidades na concessão de incentivos fiscais. A prisão foi decretada pela juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda, no dia 15, mas o ex-governador só se entregou dois dias depois.

A prisão preventiva foi considerada necessária pela preservação das investigações, das provas e do andamento processual. “Não há dúvida de que [Silval] atrapalhará na produção de provas durante a instrução criminal”, diz trecho da decisão.

Nesta mesma operação foram presos os ex-secretários de Estado de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, que também já teve o pedido de habeas corpus negado, e de Fazenda, Marcel de Cursi. Este já protocolou pedido de liberdade, mas o processo ainda não foi analisado.

Em instantes, mais detalhes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo de Mato Grosso alterando cadastro de pedófilos

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram por unanimidade,...

Lula volta a Mato Grosso esta semana para lançar programa e entregar maquinários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Deputada de Mato Grosso protocola pedido de CPI mista para investigar fraudes no INSS

Foi protocolado nesta segunda-feira o pedido para a instalação...

TCE detecta falhas em 81% dos municípios mato-grossenses na prevenção a desastres naturais

Considerando que 81% dos municípios não adotam medidas eficazes...
PUBLICIDADE