O candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Cláudio Stabile foi aplaudido e elogiado por advogados que integram a Subseção de Sorriso, ao apresentar suas propostas para administrar a entidade a partir do ano que vem. Dentre elas, o compromisso de continuar atuando pelo fim da "cláusula de barreira", instrumento que limita a participação do advogado em cargos de conselheiro. A "cláusula" determina que somente advogados com mais de cinco anos de inscrição na OAB podem disputar os cargos eletivos.
"Há muito que a OAB de Mato Grosso tem se colocado na vanguarda dessa luta e vamos continuar esse trabalho pela alteração da lei porque entendemos que na entidade mais democrática do Brasil somente o voto e a participação do advogado podem se tornar fatores de acesso"- disse. Ele lembrou que o conselheiro Chico Esgaib, de Mato Grosso, que integra a Chapa 01 – "Pela Valorização do Advogado", foi o relator da proposta encaminhada pela jovem advocacia e que vem sendo discutida em Brasília.
Por outro lado, Stábile voltou a defender o Exame de Ordem como qualificador para acesso de bacharéis em Direito aos quadros da advocacia. "Não vamos retroceder um milímetro sequer quanto a isso porque entendemos que nosso ensino jurídico, em todo o Brasil, precisa ser melhor aperfeiçoado" – frisou. Ele comentou que há movimentos em algumas universidades, incentivados especialmente agora no período eleitoral, visando protestar contra a OAB e o Exame.
Stábile exortou os estudantes para que, ao contrário de se unirem para protestar contra a Ordem e o Exame para que se organizem e se juntem a OAB, especialmente em Mato Grosso, para cobrar melhorias no ensino jurídico, com mais investimentos por parte das universidades.
A sobriedade e clareza na apresentação das propostas ligadas também à defesa das prerrogativas e fortalecimento do trabalho visando a melhoria das condições do Poder Judiciário, como a ampliação do quadro de juizes e também de servidores, fizeram com que advogados vinculados a 17ª Subseção da OAB anunciassem apoio maciço ao candidato Stábile. Ericson César Gomes, por exemplo, disse não ter dúvidas de que Stábile tem as melhores propostas para a advocacia de Mato Grosso e, em particular, para o interior. "A seu favor ainda conta o fato de ter uma vida voltada para a ética e conta com um grupo que tem serviços prestados a OAB. Estamos com Stabile" – disse.
Outro advogado que se manifestou em apoio a candidatura do candidato da Chapa 01 foi Rodrigo Motta. Segundo ele, Cláudio Stábile se mostrou bem mais preparado que seu adversário tanto em conteúdo de propostas como também em equilíbrio. "Nós já conhecemos o trabalho do presidente Faiad e tenho absoluta certeza de que a escolha de Cláudio Stábile para ser o presidente da OAB foi sensata. Já o conheço desde os tempos em que ele foi meu professor"- frisou.
Candidato de consenso na Subseção de Sorriso, Paulo Pereira, que há anos vem prestando serviços a advocacia da região, também elogiou a postura de Cláudio Stábile. Segundo ele, o candidato demonstra nas propostas preocupação com os destinos da advocacia e também conhecimento suficiente para administrar uma entidade grande como é a OAB. "Ele está preparado para a função"- disse.