quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Sorriso sedia oficina do MT+20 na semana que vem

PUBLICIDADE

Já está definida a data da oficina de planejamento regional em Sorriso para discussão do projeto MT +20. Será nos próximos dias 05 e 06 de junho. Participam do pólo de Sorriso os seguintes municípios: Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratan, Santa Rita do Trivelato e Tapurah.

O plano MT +20 é um instrumento para a elaboração de um planejamento estratégico de longo prazo para o Estado de Mato Grosso, que tem como base cenários e tendências no estabelecimento de estratégias, busca oferecer aos atores sociais, políticos e institucionais, uma visão compartilhada dos rumos do Estado e dos meios necessários para o seu alcance, coordenando ações que alavanquem um futuro desejado pela sociedade mato-grossense.

O Estado de Mato Grosso tem apresentado um forte dinamismo econômico, que tem como base o setor exportador de grãos, que participa com até 30% do PIB estadual. Apesar dos resultados espetaculares, o Estado ainda apresenta gargalos estruturais e grandes desigualdades entre as regiões.

Mesmo tendo o seu foco no agronegócio, o Estado conta com grande potencial para a diversificação das atividades, garantindo uma base econômica mais ampla e, conseqüentemente uma maior estabilidade. Contudo, não há uma visão compartilhada da sociedade sobre os rumos do desenvolvimento, o que causa dificuldades na seleção de problemas e implantação de políticas públicas que sejam promotoras de um desenvolvimento sustentável.

Para que as políticas públicas e privadas possam contribuir para este modelo de desenvolvimento, tornou-se necessário a implantação de um planejamento estratégico e participativo, entendido como um processo técnico e político de decisão, com amplo envolvimento da sociedade.

Os resultados das oficinas de planejamento são essenciais para a definição de projetos e programas para a região, para os próximos anos. Torna-se, dessa forma, imprescindível a participação de pessoas, cujo perfil promova uma visão regional; tenham sensibilidade para com o planejamento; estejam dispostas a contribuir e representem segmentos sociais relevantes e importantes para o município e que possa, assim, contribuir nas definições das prioridades para o município e região.
(Com informações da Assessoria)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE