O modelo da Operação Bairro Seguro, que vem dando resultados positivos em Cuiabá, será adaptado e levado também ao interior. O conceito desta e de outras estratégias de enfrentamento à criminalidade foram discutidos, esta manhã, na abertura do projeto Sesp Itinerante, em Sorriso, pelo secretário Rogers Elizandro Jarbas, com comandantes da PM, bombeiros e delegados. Ele defendeu a necessidade de ações qualificadas, com integração e gestão por resultados. "Eu tenho orgulho de verificar como os nossos profissionais têm trabalhado e se dedicado a esta causa. Temos problemas estruturais que estamos enfrentando, mas tenho certeza de que sairemos muito melhores deste processo", disse.
Além de mostrar as ações, o secretário ouviu demandas locais, como a necessidade de investimentos em melhoria da infraestrutura de comunicação das polícias e em recuperação do efetivo. "Mais do que falar e apresentar dados, nosso objetivo é ouvir quem vive os desafios da Segurança Pública na região", disse.
O tenente coronel Valter Luis Razera, comandante do 3º Comando Regional da PM em Sinop, elogiou a iniciativa. "Essa aproximação é necessária e importante, porque podemos expor não apenas as nossas demandas de estrutura, mas também o que estamos fazendo e os resultados que já obtivemos", disse.
O delegado regional de Sinop, Sérgio Ribeiro Araújo, disse que o Sesp Itinerante é uma "oportunidade". "É importante para mostrarmos a nossa realidade. Por aqui, o trabalho integrado entre PM e PJC tem funcionado muito bem."
O comandante geral dos Corpo de Bombeiros, Júlio Cesar Rodrigues, disse que o diálogo direto com a forças regionais ajuda a tornar mais eficaz o trabalho de todos. "Se conhecemos a realidade, podemos planejar melhor nossas ações e, com isso, prestar um serviço cada vez melhor à sociedade", avaliou, através da assessoria.