O prefeito Dilceu Rossato afirmou, ao Só Notícias, que é favorável a emancipação do distrito de Boa Esperança do Norte, que fica a 130 km de Sorriso. A criação deste município e 19 em Mato Grosso, que hoje são distritos, depende da sanção da presidente Dilma Rousseff e a decisão deve ser tomada até dezembro. O Senado já deu aval. Rossato acredita que tanto Sorriso quanto Boa Esperança sairão ganhando. “Hoje, mantemos no distrito uma estrutura considerável com sub-prefeitura, maquinários, servidores, e prestamos muito serviço lá. Considero positiva a emancipação e o novo município nasceria com estrutura boa porque já tem escolas, creches, unidade de saúde, da polícia”, emendou.
Para o prefeito, Sorriso não perderia financeiramente porque, “ao mesmo tempo que temos arrecadação também fazemos investimentos e temos custos para manter atendimentos essenciais aos moradores”. São cerca de 4 mil pessoas que vivem na localidade. O gestor acredita que, com receita própria, Boa Esperança também ficará com maior autonomia econômica e política. “Nascerá forte”, avaliou.
Boa Esperança tem cerca de 70 mil hectares de lavouras. Se emancipado, ficará também com uma parte do município de Nova Ubiratã (áreas de assentamentos). Ainda não feita estimativa do tamanho territorial que Esperança ficará sendo elevada a município.
Pelos novos critérios aprovados no Senado, em Mato Grosso podem ser transformados em municípios os seguintes distritos: União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Japuranã, de Nova Bandeirantes; Nova Fronteira, de Tabaporã; Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; Espigão do Leste, de São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Veranópolis do Araguaia, de Confresa; Brianorte, de Nova Maringá e Rondon do Parecis, de Campo Novo do Parecis.