PUBLICIDADE

Sorriso reforça ações para combater queimadas e comitê adverte para punições

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Começa sábado (1º) o período proibido de queimadas em Mato Grosso que vai até 31 de outubro com duras punições para quem insistir em atear fogo em matas e vegetação. Em Sorriso, o presidente do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Marcelo Lincoln, disse que as medidas de conscientização e prevenção foram reforçadas com representantes de loteadores, pequenos produtores rurais e, em breve, com dirigentes do Sindicato Rural.

“Sorriso se tornou uma referência quanto às ações de preservação ambiental e de conscientização contra incêndios florestais. No entanto, para evitarmos que catástrofes como as de 2019 se repitam (quando queimadas destruíram parte do assentamento onde residem cerca de 400 famílias). É necessário o engajamento de todos, em especial daqueles que residem na zona rural”, expôs, ao se reunir com pequenos produtores rurais no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella, disse que a prefeitura tem feito “tudo que está ao nosso alcance para assegurarmos um período de estiagem tranquilo. Fizemos a aquisição de caminhões-pipas, tanques de água, equipamentos de uso individual, grades aradoras, entre outros implementos agrícolas, além da contratação de brigadistas”.

O comandante da 10ª Companhia de Bombeiros, capitão Daniel Alves Moura e Silva, também participou do encontro no assentamento e reforçou que responsáveis por queimadas intencionais podem ser presos. A corporação “atua em três linhas de trabalho durante a temporada de incêndios florestais; a primeira delas é a prevenção/preparação que consiste no trabalho de planejamento, orientação e formação de novos brigadistas. Em seguida, damos início à fase de pronta resposta, que nada mais é do que o período dedicado ao combate de incêndios. E, por último, também atuamos na fase de responsabilização, quando efetuamos a prisão e apresentação de infratores a autoridade competente a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis”, explicou, através da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRE valida plebiscito que autorizou criação de novo município no Nortão

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...
PUBLICIDADE