O presidente da comissão provisória do Partido da Social Democracia (PSD) de Sorriso, Alei Fernandes, confirmou que a sigla recorreu da decisão que barrou o registro para as candidaturas a vereador. Ele acredita que a decisão deve sair ainda hoje ou amanhã. Pelo menos dez candidatos estão inscritos pela legenda.
A decisão recaiu sobre a análise individual dos pedidos de registros dos candidatos. O requerimento para que eles concorram com toda documentação necessária, deve ser feito inicialmente pelo partido e aprovado antes, pela justiça eleitoral. Por conta disso, a justiça acaba não reconhecendo os pedidos dos postulantes, como aconteceu com a atual presidente da câmara, que é do PSD, Marisa Neto, o também legislador Elias Maciel e até a irmã do deputado estadual Mauro Savi, Marilda Savi, que nesta legislatura é suplente.
A juíza da 43ª Zona Eleitoral, Débora Pain Caldas, indeferiu o pedido de registro considerado o partido não ter se manifestado em relação a dois fatores: a regularização das candidaturas, de no mínimo de 30% e o máximo de 70% das vagas para cada sexo, bem como a “identidade” de números atribuídos a dois postulantes que seriam iguais.