PUBLICIDADE

Sorriso: Defesa Civil agilizará decreto de emergência devido as chuvas

PUBLICIDADE

Uma equipe da Defesa Civil estadual, composta por três servidores, vai auxiliar as prefeituras de Sorriso, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Ubiratã a reunirem toda a documentação necessária para que o decreto de emergência possa ser encaminhado o mais rápido possível ao governo federal e, consequentemente, ocorra a liberação de recursos. Esta equipe vai percorrer os municípios registrando em fotos os estragos e auxiliando no preenchimento de documentos.

A equipe acredita que dentro de três dias tudo possa estar registrado e catalogado para auxiliar o decreto de emergência. Este trabalho é necessário para que o governo federal avalie a real situação na região e libere recursos extras para arrumar pontes e estradas vicinais que ficaram comprometidas com as fortes e constantes chuvas que castigam a região.

O prazo é curto para reunir toda esta informação. Segundo um dos membros da Defesa Civil, a partir do momento em que o prefeito assina do decreto de emergência toda a comprovação deve ser encaminhada ao órgão federal dentro de dez dias. No caso de Sorriso, o prefeito Dilceu Rossato (PR) assinou o documento na segunda-feira (24).

O estado de emergência possibilita ao prefeito contratar sem licitação empresas e serviços para recuperação das estradas e pontes. Os produtores com prejuízos também conseguem com mais facilidade a renegociação de dividas.

A colheita da soja nos mais de 600 mil hectares está sendo prejudicada, pois chove intensamente há três semanas. Cerca de 60% da safra foram colhidos até agora. Além de lavouras inundadas, maquinários acabam ficando atolados, como colheitadeiras e inclusive tratores. Por enquanto não há estimativas de prejuízos. Pelo menos três estradas que proporcionam acesso a várias fazendas continuam interditadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE