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Sorriso: construção de anel viário deve começar este ano, prevê secretário

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Só Notícias/Guilherme Araújo (fotos: assessoria)

O secretário de Governo, Hilton Polesello, informou ao Só Notícias, que o projeto do rodoanel, que ligará as rodovias BR-163 e MT-242, em Sorriso, está em fase de levantamentos de topografia, com todas as características da superfície do terreno. Também está sendo feito o preparo da documentação para as obras, e a meta é iniciá-las no segundo semestre. A análise e conclusão devem ser concluídos em até 70 dias, e enviado para a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e também de Cidades.

É previsto que a abertura do traçado, na rodovia federal, ocorra nas proximidades do bairro Rota do Sol, com trajeto de aproximadamente 34 quilômetros, saindo antes da estrada do pedágio na MT-242.

O anel viário vai reduzir o fluxo de carretas e caminhões carregados que percorrem, hoje, diversas avenidas e ruas na cidade, além de melhorar a logística do escoamento de grãos, como soja, milho e outros. Segundo Polleselo, a obra também ampliará a “segurança do trânsito, um dos principais fatores, pois são praticamente mais de 17 mil eixos que fazem toda a travessia urbana pela BR-163. Para os que trafegam de norte ao sul, leste até oeste, haverá mais agilidade e facilidade”.

“O primeiro passo é ligar a 163 à rodovia estadual no sentido Sul ao Norte. Será, a princípio, uma pista simples, mas já pensando numa possível duplicação futura”, descreve. O investimento é de R$ 40 milhões.

Com quase 100% de adesão por parte dos produtores que tem fazendas na região, o projeto ainda deve encontrar solução para possíveis impactos ambientais, parte do traçado ‘passará’ por propriedades particulares e em meio a projetos de pivô nos imóveis. O secretário afirma que “não se pode fazer uma imposição. Então, é melhor sentarmos e conversarmos pois pode haver investimentos de milhões nessas localidades e não vamos passar por cima”.

No entorno há de 10 a 12 propriedades rurais, mas ele reforça que não será preciso nenhuma mudança drástica no trajeto do rodoanel. “Talvez operar parte do traçado, indo um pouco mais para direita e mais para esquerda (em alguns pontos), para seja aceitável a todos”.

O secretário acrescentou que o anel viário trará “desenvolvimento do polo industrial e empresarial nessa área, com condições de implementar maiores empresas de logística, com maquinários e serviços de rodagem”.

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