sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: “agronegócio evitou que o Brasil entrasse no colapso econômico”, diz Bolsonaro

PUBLICIDADE
Só Notícias/Editoria/Lucas Torres, Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/Cleber Romero - assessoria - reprodução e Tv Brasil - atualizada 16:13h)

O presidente Jair Bolsonaro destacou, esta tarde, em Sorriso, a força do agronegócio na economia nacional principalmente a partir de março passado quando começou a pandemia do Coronavírus. Discursando para produtores rurais e lideranças do setor, ele destacou que disse que o agronegócio, em grande parte, “evitou que o Brasil entrasse no colapso econômico. E mais do que isso, nos deu a segurança alimentar não só a 210 milhões de brasileiros bem como mais de 1 bilhão de outras pessoas que vivem ao redor desse mundo. Vocês estão de parabéns, são nosso orgulho”.

Bolsonaro conduziu por alguns metros um trator e lançou o plantio da safra de soja 2020/21 em Mato Grosso, que tem projeção de 35,2 milhões de toneladas. A área plantada na safra passada foi de 9,5 milhões de hectares e teve aumento de 3,6% em relação a anterior. Maior produtor nacional, Sorriso plantou, na safra passada, 167,6 mil hectares.  A receita de exportações agrícolas brasileiras atingiu recorde no primeiro semestre chegando a US$ 51,63 bilhões, 9,7% a mais que no primeiro semestre de 2019 e a participação do agronegócio no faturamento total cresceu de 43% para 51% no acumulado de janeiro a junho deste ano. Do total, R$ 20,5 bilhões vieram das vendas de soja que representam 40%.

“Esse Estado, um dos maiores em extensão territorial no Brasil, a sua vocação é o agronegócio e a cada dia, cada mês, cada ano nós estamos sendo prova disso. Vocês não pararam durante a pandemia, vocês não entraram naquela conversinha mole de ‘fica em casa a economia a gente vê depois’. Isso é para os fracos. O vírus, eu sempre disse, era uma realidade e tínhamos que enfrentá-lo. Nada de se acovardar perante aquilo que não podemos fugir. Essa região, este Estado agiu dessa maneira”, afirmou o presidente.
Bolsonaro também falou das eleições. “Tenho certeza que, cada vez mais, com pessoas competentes na política, com pessoas bem escolhidas por vocês, nós mudaremos os destinos do nosso Brasil. Hoje, nós vivemos em uma política muito saudável com o parlamento brasileiro, bem como com governadores, como o nosso governador de Mato Grosso (Mauro Mendes, que acompanhou Bolsonaro em Sorriso e Sinop). Vivemos aquilo que, através dessa união, dessa harmonia, vem trazer não mais que solução e garantia que vocês vão viver dias melhores”, acrescentou.

Ainda em Sorriso, ele entregou títulos de posse de propriedades para 1.806 famílias que vivem em Nova Ubiratã (município vizinho de Sorriso) em 32 projetos de assentamento administrados pelo Incra e que oficialmente passam a ser donas de suas áreas.

Nos dois municípios, Bolsonaro teve uma grande recepção. Em Sinop, chegou as 7:40h, com muita fumaça e o avião presidencial teve que arremeter na primeira tentativa de pouso. O próprio presidente confirmou ao falar das queimadas na região. Centenas de pessoas o recepcionaram no aeroporto com gritos de ‘mito, mito’. Ele saiu da pista, foi até a parte externa do terminal e cumprimentou inúmeros sinopenses. No trajeto até a usina de etanol, parou ao menos 4 vezes na avenida dos Tarumãs e na 163 para falar com as pessoas.  “É motivo de orgulho estar aqui. Não existe satisfação melhor para um político do que ser recebido com calor e carinho que fui recebido desde o aeroporto até esse momento. Parei por vários momentos, pela pista, até chegar aqui”. “O carinho é o mesmo, a consideração é a mesma. E eu digo, eu sou empregado de vocês. Vocês são nossos patrões. A vocês devemos lealdade absoluta. “Peço Deus que continuem abençoando nosso país e nos dê forças para fazer aquilo que deve ser feito”, discursou, para mais de duas mil pessoas (segundo organizadores), em frente a usina.

Quanto as queimadas no Estado, o presidente também abordou a questão das queimadas em Mato Grosso e outros Estados. “Estamos vendo alguns focos de incêndio, isso ocorre todos os anos e estamos ouvindo criticas (principalmente de organismos internacionais)”. “Aqueles que nos criticam não tem problemas porque queimaram tudo em seus países”, rebateu. Os governos federal e estadual estão intensificando ações e medidas para acabar com os focos, principalmente no Pantanal.
Bolsonaro recebeu títulos de cidadão sinopense e sorrisense. Ele veio acompanhado dos ministros Tarcisio Freitas (Infraestrutura), general Ramos (secretaria de Assuntos Estratégicos) e general Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional. O governador Mauro Mendes, os senadores Jayme Campos e Wellington Fagudes, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, presidentes e diretores de sindicatos, federações e entidades participaram das solenidades nos dois municípios.
O presidente almoçou em uma fazenda em Sorriso, voltou a Sinop onde embarcou, por volta das 16h,  no avião presidência para Brasília.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT cria Coordenadoria de Inteligência para combater crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Presos três que furtaram em empresas em Sorriso e Nova Mutum

Um trio, formado por dois homens e uma mulher,...

Apostador de Sinop e bolão em Cuiabá ganham prêmio na Quina

O apostador de Sinop acertou, ontem à noite, quatro...

Terminam domingo transferência de cursos em 4 câmpus da UFMT; Sinop tem mais vagas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de...
PUBLICIDADE