quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sistema reduz gastos e aumenta o controle sobre as contas do Governo

PUBLICIDADE

Foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (27.06) ao governador Blairo Maggi, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, o novo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan). O novo sistema, desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados (Cepromat), vai integrar os dois sistemas em vigor (Sidorffi e Siafi) reduzindo os gastos do Governo em R$ 12 milhões ao ano. Na solenidade, que contou também com as presenças da vice-governadora Iraci França, secretários de Estado e dirigentes de órgãos, o presidente do Cepromat, Adriano Niehues, disse que o Fiplan representa um novo modelo de gestão pública e usa todos os recursos tecnológicos.

Hoje, gastam-se 5% do PIB para manter o custeio da máquina pública, daí a importância de se criar ferramentas adequadas para tornar mais ágil o acesso a informações necessárias para as ações do Governo. “O Fiplan terá mais agilidade, vai mostrar mais rapidamente aos gestores os números do Estado”, disse Adriano, lembrando que não adiantaria nada investir e usar a tecnologia se as informações não estiverem atualizadas. O sistema vai ajudar o Governo a ter um controle interno sobre os gastos, acompanhar as determinações do Estado, facilitar a fiscalização e as decisões que o Governo precisa tomar.

“O Estado está investindo fortemente nessa área até para ter mais transparência. Assim que o Fiplan estiver totalmente implantado, nenhum secretário poderá fazer movimentação financeira ou autorização de gastos sem que o sistema esteja acompanhando”, disse o governador Blairo Maggi. Por causa da burocracia, alimentada por uma infinidade de papeis, documentos e relatórios, a agilidade ficava comprometida e, com o Fiplan, haverá uma melhor integração entre secretarias e órgãos. “Fica mais fácil, pois tudo estará em on-line, com assinatura digital. Esperamos que além da transparência, o governo tenha mais eficiência”, acrescentou o governador.

O secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, afirmou que o novo sistema permitirá um controle único do Estado. “O orçamento de 2006 começará a ser elaborado já dentro desse sistema”, disse o secretário. Ele destacou o trabalho que envolveu técnicos das Secretarias de Fazenda (Sefaz), Seplan e Cepromat e ainda contou com as parcerias do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), uma instituição de ensino e pesquisa e desenvolvimento, da Ábaco Tecnologia de Informação e da GW Informática.

“Houve uma discussão com todos os técnicos e órgãos do Estado. Foram meses de trabalho”, disse, elogiando a competência dos técnicos. “O governador Blairo Maggi é um entusiasta por tecnologia e isso serviu de motivação. Nunca se investiu tanto em capacitação e qualificação do servidor”, afirmou Yênes. Segundo o secretário de Fazenda, Waldir Teis, o Cepromat receberá todo o apoio e estrutura para que o mais breve possível os municípios sejam interligados ao sistema. A primeira etapa do Fiplan foi desenvolvida entre outubro de 2004 e maio de 2005. A segunda acontece entre junho e setembro deste ano e a terceira etapa começa em outubro e vai até 30 de dezembro.

Em relação à segurança do sistema, o presidente do Cepromat, Adriano Niehues, garantiu que o Fiplan alcança um percentual de 95,2%, bem acima do recomendado pelas normas da segurança da informação. Para entrar no sistema, além dos logins e senhas, existem outros procedimentos que garantem que apenas os usuários habilitados podem acessar e alimentar o sistema com informações. Uma das novidades do Fiplan é a descentralização do planejamento e execução de tarefas para unidades gestoras e a administrativas. Sem depender das sedes, os órgãos poderão acessar o sistema pela Internet e executar funções tais como o empenho de despesas, liquidação e pagamentos tornando mais ágil os procedimentos.

Também participaram da solenidade de apresentação do Fiplan os secretários Joaquim Sucena (Casa Civil), Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos), Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia), Geraldo De Vitto (Administração), João Virgílio do Nascimento (Procurador-Geral do Estado), Sírio Pinheiro (Auditor-geral do Estado), José Carlos Dias (Comunicação Social), coronel PM Orestes de Oliveira (Casa Militar), coronel BM José Ovídio Brugnoli, Ronan de Oliveira (adjunto da Saúde), Jilson Francisco (adjunto da Seder), João Carlos Ferreira (Cultura), Márcia Vandoni (presidente da Ager), Diogo Sachs (diretor da Ager), Go conselheiro do Tribunal de Contas Júlio Campos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE