PUBLICIDADE

Sistema de gerenciamento do Planejamento Estratégico é apresentado a municípios em MT

PUBLICIDADE

A Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do Tribunal de Contas de Mato Grosso (SAUG), realizou a capacitação com nove municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) em 2015. Os comitês técnicos de Campos de Júlio, Nortelândia, Nova Olímpia, Tapurah, Colíder, Confresa, Marcelândia, Querência e São Félix do Araguaia, puderam revisar os conteúdos e metodologias relativos ao Projeto de Apoio ao Planejamento Estratégico e a operacionalização do sistema GPE, de Gerenciamento do Planejamento Estratégico, do Projeto de Modernização Institucional.

De acordo com a secretária da SAUG, Naíse Silva Freire, o sistema GPE facilita o acompanhamento do TCE junto a execução do Planejamento Estratégico nos municípios adesos ao PDI. "Nós vamos verificar os resultados que o PDI obteve nesses municípios, seja bom ou ruim, nós temos que saber se o programa motivou alguma mudança e vamos dar um retorno ao município", afirmou. A secretária ainda enfatizou que não se trata de fiscalização, apenas monitoramento, que se reverterá em apoio e esclarecimento de dúvidas aos responsáveis pelo PDI.

Além de esclarecer as dúvidas dos comitês municipais, a capacitação reuniu facilitadores da consultoria técnica do TCE  e da própria SAUG. Os participantes ainda puderam executar no laboratório de informática da Escola Superior de Contas o envio de informação ao sistema GPE com dados do Planejamento Estratégico de seus respectivos municípios.

Para o secretário adjunto de planejamento de Colíder, Carlos Abraão Gaia, a preocupação que o TCE em não apenas disponibilizar as informações, mas também, ensinar como trabalhar com tal conhecimento é "louvável". "Com o acompanhamento junto ao município de Colíder, somou a nossa administração, fazendo com que nós possamos dar diretrizes e ordenamento de crescimento ao município", afirmou. Segundo informou o comitê técnico de Colíder, haverá  reunião nas próximas semanas para averiguar a execução do Planejamento Estratégico finalizado em 2015, ao longo do primeiro trimestre deste ano.

O PDI foi instituído, em 2012, pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE