Buscando uma solução para o impasse em torno da área onde foi construído o Colonial, o vereador Mauro Garcia (PMDB) sugeriu à prefeitura que adote o sistema de permuta para que a área seja municipalizada. Pela indicação, o município teria que disponibilizar uma área do município ao proprietário do imóvel e assim o Colonial passaria para as mãos do Executivo.
No local onde está o Colonial foi realizado o almoço de confraternização de fundação de Sinop, em 1974, e também palco de eventos históricos como a vinda do então presidente da República, João Figueiredo, realização da primeira noite cultural, primeiro baile de debutantes, entre tantos outros eventos. Devido ao valor histórico, em 2007, o prédio foi tombado com a criação da lei 971/2007. A meta é transformar o imóvel em um local onde a história de Sinop seja preservada como o museu, por exemplo.
“Assim o Poder Público Municipal pode reconstruir o prédio destruído recentemente e cuidar do mesmo daqui para frente da maneira que deve ser cuidado, ou seja, com o respeito que a sua história exige”, justificou o vereador referindo-se a queda parcial do imóvel no ano passado que, conforme investigações da polícia, houve sabotagem. Outro problema é a disputa judicial da área.