O secretário estadual de Saúde, Marco Bertúlio, vai inspecionar, nesta sexta-feira pela manhã, o hospital regional de Sinop que está sob intervenção do governo desde novembro passado, quando foi afastada a Organização Social de Saúde que estava na administração e foi acusada de retardar o início de atendimentos em vários leitos de UTI. Bertúlio nomeou novo interventor para continuar comandando a unidade. Será a primeira visita a Sinop do novo secretário, que está no cargo há 29 dias.
Ele vai conversar com médicos, enfermeiros para identificar as principais necessidades para que o hospital – que tem mais de 70 leitos – amplie a capacidade de atendimento. Alguns profissionais que trabalham no regional estariam com salários atrasados há dois meses.
Bertúlio se reunirá com a direção da Fundação Comunitária de Saúde de Sinop – Hospital Santo Antônio (que também atende pelo SUS) para tentar sanar a dívida que ultrapassa os R$ 10 milhões, e levou os enfermeiros da unidade e técnicos a cruzarem os braços por falta de pagamento do salário de dezembro. Uma fonte informou que deve ser liberado R$ 1,2 milhão nas próximas horas para serem quitados alguns débitos. A nova gestão está se inteirando do montante de dívidas deixadas pelo governo anterior.
Conforme Só Notícias já informou, 200 profissionais aderiram ao movimento e expõe que, dos 600 colaboradores, cerca de 30 também cruzaram os braços. A assessoria diz que o funcionamento do Hospital Santo Antônio não foi comprometido.
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco acompanhará o secretário nos dois compromissos.
(Atualizada às 23:21hs)