Vereadores integrantes das comissões da câmara avaliam projeto de lei que propõe a instalação de biombos nos caixas eletrônicos 24 horas. Na justificativa, Roberto Trevisan, o “Betão” (PROS), apontou que a intenção é evitar ou diminuir o assaltos conhecidos com “saidinha de banco”, quando o cliente é rendido ao sacar dinheiro ou deixar uma agência.
“A colocação de biombos nos caixas eletrônicos 24 horas impede a visualização de quem está na fila atrás do cliente, bem como, de qualquer outra pessoa que utiliza o caixa ao lado, e dos que estão dentro da agência. O uso do celular (que é uma necessidade ) e o longo tempo de espera por atendimento e o grande número de pessoas dentro das agências são agravantes, pois contribuem para que os bandidos não sejam notados. Com essa proteção, ninguém mais, além do próprio cliente saberá que tipo de operação ele está realizando no caixa eletrônico”, consta na mensagem.
O parlamentar ainda reforçou a medida tem a pretensão de evitar que se produzam, ampliem ou generalizem esse tipo de crime. “Entendemos que quanto a competência legislativa do presente projeto, o mesmo está respeitando os procedimentos legais, já que, cabe a esta Casa legislar sobre assuntos predominantemente locais (art. 30, I da Constituição Federal”.
Caso o projeto seja aprovado, as agências devem cumprir e arcar com os custos das instalações.