O presidente da câmara de Sinop, vereador Ademir Bortoli (PMDB), apresentou um projeto de lei que quer institui nas escolas municipais o programa “Educação no Trânsito”, com palestras orientativas, dinâmicas com os estudantes. Ele propõe convênios com órgãos públicos federais, estaduais, municipais, organizações não governamentais e o setor privado.
De acordo com a mensagem do projeto de lei, “a necessidade dessa orientação nas escolas, pois levará os maiores e condutores do futuro as informações e reflexões sobre um trânsito mais tranquilo”. Bortoli ressalta ainda, na mensagem, que o projeto visa aumentar a consciência e responsabilidade coletiva para um trânsito mais seguro.
O projeto de lei foi apresentado na sessão de hoje e encaminhado às comissões competentes e ainda não tem data definida quando será votado em plenário.
Conforme Só Noticias já informou, de janeiro a julho deste ano, 29 pessoas morreram em acidentes no perímetro urbano e nas rodovias estaduais e federal que 'cortam' o município. Durante todo o ano de 2016, foram 54 mortes. Os dados são do setor de estatística de Trânsito da secretaria de municipal de Sinop. No primeiro semestre, houve mais de 1.300 acidentes envolvendo veículos e motos.
(Atualizada às 21:45h)