sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura encerra toque de recolher e redução no horário de funcionamento de parte do comércio

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo - atualizada 07:57h em 15/2)

O prefeito Roberto Dorner decidiu encerrar nesta terça-feira (16) o toque de recolher e suspender a redução do horário noturno de funcionamento de uma parte do comércio que iria até a próxima sexta-feira (19). A partir desta quarta-feira restaurantes, lanchonetes, bares, conveniências que estavam funcionando até às 22h voltam a atender em horário normal. Também acaba o toque de recolher das 23h às 5h.

A decisão do prefeito foi tomada após ouvir várias entidades que solicitavam a revogação da medida. A Associação de Bares e Restaurantes de Sinop voltou a reivindicar, na última sexta-feira,  flexibilização diante da queda nas vendas desde o último dia 4, expondo que o segmento de alimentação no município atinge cerca de 4.400 pessoas direta e indiretamente, movimentando R$ 15 milhões por mês, além do riscos de demissões devido a queda no movimento e vendas de alimentação e bebidas. Profissionais liberais, como cantores e demais integrantes da classe artística, também foram atingidos pela medida.

Neste domingo à tarde, diretores da Associação Comercial e Empresarial de Sinop, se reuniram com o prefeito Roberto Dorner e voltaram a reforçar o pedido para encerrar a redução no horário noturno. A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também havia manifestado para a prefeitura e câmara municipal a necessidade de rever pontos do decreto para diminuir os impactos negativos. Alguns vereadores também se posicionarem contrários à redução no funcionamento no horário noturno de alguns segmentos do comércio.

A medida foi tomada pela prefeitura, com apoio de diversos vereadores, para conter o aumento de casos de Covid e considerando que a taxa de ocupação de UTIs no hospital regional está, desde a segunda semana de janeiro, acima de 80% e, em alguns dias, ficou lotada com sinopenses e moradores de cidades vizinhas sendo atendidos. Dorner esteve, há poucos dias, com o governador Mauro Mendes que confirmou nova licitação para contratar empresa que farão a gestão de mais 10 leitos (atualmente são 19).

O boletim deste domingo informa mais uma morte por Covid em Sinop, subindo para 185 o número de vítimas.

Nesta segunda-feira pela manhã, em comunicado. A assessoria da prefeitura informou que a decisão da prefeitura na revogação das medidas levou em consideração “ as inúmeras ações realizadas pela equipe da secretaria de Saúde e ao término das festividades de carnaval” é que a decisão ocorreu também ao tratar do assunto com a equipe do comitê Covid e vereadores. “A prefeitura reforça a importância da população manter as medidas de biossegurança e informa, ainda, que irá manter a fiscalização para conter as aglomerações e evitar o propagação do vírus. O prefeito Roberto Dorner pede, ainda, a compreensão e a colaboração de toda a população de Sinop para que continuem se cuidando, usando máscara e não esquecendo de higienizar as mãos com álcool em gel ou lavar, regularmente, com água e sabão. O vírus ainda não está contido e, para manter a estabilidade da economia local, é preciso o esforço de todos”, conclui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Blitz da lei seca em Sinop tem 19 presos e 42 veículos apreendidos

A 21ª edição da operação Lei Seca iniciou, ontem,...

Atividades culturais serão expandidas em Sorriso com criação de polo

A prefeitura homologou dispensa de licitação para locação de...

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...
PUBLICIDADE