PUBLICIDADE

Sinop: prefeita cobra de concessionária 3 rotatórias na BR-163 para acesso a avenidas; prazos não foram cumpridos

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (fotos: Só Notícias/Guilherme Araujo e Ademir Specht/assessoria - atualizada 08:38h em 5/9)

A prefeita Rosana Martinelli cobrará da concessionária que administra a BR-163, Rota do Oeste, a implantação de rotatórias nas avenidas dos Jequitibás, dos Pinheiros e das Palmeiras, semelhantes a da avenida dos Tarumãs, além da retirada das muretas de contenção do viaduto com acesso a Júlio Campos e implantação de uma passarela tubular para passagem de ciclista e pedestres. Se a demanda for atendida o Executivo propõe-se apoiar a execução através de convênio.

“Estamos reivindicando rotatórias diante da perspectiva de longo prazo desses investimentos que a empresa Rota Oeste não cumpriu o contrato, não fez as passagens que tem que ser feitas, não fez os viadutos e as passarelas. Sabemos que a Rota está com os prazos totalmente esgotados. O governo já entrou com processo de caducidade e, diante desse momento, Sinop não vendo perspectiva de ter essas obras realizadas estamos pedindo para que a concessionária pelo menos faça essas rotatórias, imediatamente. Nós não podemos deixar essa BR da maneira que está. Precisamos dar segurança, vidas estão sendo ceifadas na BR e laterais, devido à omissão da Rota de não fazer as obras necessárias para o município”, criticou, há pouco, em entrevista coletiva.

Um dos trechos onde houve acidentes com mortes e que tem grande movimento de carros, motos e bicicletas atravessando a rodovia é pela avenida dos Jequitibás.

“Acreditamos que (as obras) vão resolver paliativamente. Nós sabemos que seria muito melhor os viadutos da maneira correta, mas sabemos que vai ser a longo prazo. O que queremos é que pelo menos faça essas rotatórias. Acreditamos que pode ser feito imediatamente e acaba resolvendo parcialmente os nossos problemas, que é do ir e vir da população. Vamos reivindicar e exigir que a Rota faça. Vamos com os vereadores para Brasília para ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Vamos procurar ajuda dos nossos deputados estaduais, federais e de senador. Queremos solução imediata para que realmente resolva e acreditamos que Rota vai conceder essa possibilidade”, emendou.

Sinop tem hoje cerca de 140 mil veículos que circulam diariamente pela rodovia federal. “Hoje a Rota Oeste não nos atende. A cidade tem que crescer do outro lado e está atrapalhando nesse momento a cidade. Então, a prefeita tomou essa iniciativa, a gente está rezando para que Rota entenda a dificuldade que nós temos hoje, o trânsito de Sinop é intenso. O passo foi dado, entendemos que vai demorar um pouco. A câmara, a prefeita focada nisso agora, com a sociedade envolvida acreditamos que vai mudar. Precisaríamos, hoje, de sete a oito passarelas, viadutos. Então, o que está sendo pedido é o mínimo. Sinop precisa e necessita”, expôs o secretário municipal de Trânsito, Roberto Trevisan.

Outro lado
Em nota ao Só Notícias, a Rota do Oeste esclarece “que as intervenções já realizadas nas avenidas Pinheiros e Jequitibás, em Sinop, são exclusivamente de sinalização para ordenamento do tráfego e têm como objetivo ampliar a segurança dos usuários que percorrem a região” e “identificou que medidas de segurança devem ser adotadas na travessia urbana de Sinop para diminuir o número de ocorrências, mesmo sem vítimas. Tal medida foi tomada, uma vez que a Rota do Oeste tem a obrigação de tratar destes tipos de problemas e buscar melhorias de trafegabilidade dos usuários. Ainda como parte das ações da empresa, representantes da diretoria da concessionária e da prefeitura estiveram reunidos em 27 de agosto para iniciar as discussões sobre as melhorias e alterações a serem implantadas na travessia urbana. Todas as intervenções serão adotadas em comum acordo com a gestão municipal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE