Política

Sinop: obras de pavimentação na estrada Jacinta devem ser finalizadas até junho

Com contrato assinado em março de 2020, ordem de serviço expedida em julho e previsão inicial para conclusão de 180 dias, as obras de pavimentação asfáltica e sinalização viária da estrada Jacinta (parcial) devem ser finalizadas mês que vem. Ao menos esta é a previsão do último termo aditivo, cujo extrato foi publicado há poucos dias, no Diário Oficial da União.

Apesar da divulgação recente, o extrato aponta que o documento foi assinado em abril, prorrogando em 90 dias o prazo de conclusão (30 de junho) e por 210 dias a vigência do contrato (que agora é válido até janeiro de 2023). A empresa responsável pela execução é de Sinop e o extrato foi assinado pelo prefeito Roberto Dorner.

Para os trabalhos, foram investidos mais de R$ 765,6 mil, com uma área de abrangência de 12,3 mil metros quadrados. Antes disso, foram realizadas as obras de drenagem da estrada. À época, o investimento superior a R$ 2,5 milhões.

Este é o sexto termo aditivo. O primeiro foi em janeiro de 2021, justamente em decorrência do atraso para emissão da ordem de serviço. À época, a empresa alegou que o contrato foi assinado em março e a ordem expedida somente em julho.

Em maio, a adição se justificou na demora na entrega de materiais necessários à execução por conta da pandemia da Covid e também atrasos na entrega “de materiais para drenagem de competência de outro processo obra indireta a execução sofreu atraso”.

Em agosto, o aditivo, segundo a empresa, levou em consideração o “atraso na liberação da ordem de serviço, e que os serviços de terraplenagem e pavimentação foram executados no período de inicio das chuvas, a reprogramação do trecho incluso e correções devidas, e a inclusão do limpa rodas”.

Já em novembro, a alegação foi atraso na liberação do projeto para a relocação de postes localizados no passeio público e o atraso na entrega de materiais devido a pandemia. Por fim, o último, em março deste ano, considerou o “intenso período chuvoso que afetou na execução de alguns serviços do passeio público, entre eles o preparo de fundo de vala com largura maior ou igual, em local com nível baixo de interferência”.

Todos esses dados estão publicados no portal da transparência da prefeitura.

Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: arquivo/assessoria)