A Procuradoria da República de Sinop (Ministério Público Federal) deve investigar dois procedimentos movidos em desfavor a Secretaria Municipal de Saúde, sendo um relacionado a falta de medicamentos nos postos de saúde e outro sobre irregularidades na aplicação de verbas repassadas pelo Ministério da Saúde. A informação é da procuradora da República Analícia Ortega Hartz Trindade, que deve se reunir, nesta quinta-feira, com o secretário de Saúde, Maurício Estrada, para tratar sobre estes temas além de outras denúncias feitas por cidadãos reclamando de mal atendimento nos postos de saúde e ao Pronto Atendimento (PA).
“É uma reunião para fazermos um panorama e ver o que podemos fazer para melhorar os atendimentos na saúde. Serve para estabelecer um primeiro contato com o secretário, para ver a posição dele [em relação as reclamações], ouvi-lo, para daí tomarmos uma atitude, dando atendimento de forma satisfatória a população”, explicou a procuradora, ao Só Notícias. De acordo com Analícia, as denúncias de mal atendimento nos postos e no PA são foram feitas recentemente. “Enquanto o atendimento não estiver satisfatório cobraremos soluções”, concluiu.
O caso de irregularidade no uso do dinheiro repassado pela União para a Secretaria de Saúde teria ocorrido em gestões anteriores. “A denúncia partiu da Controladoria Geral da União”, disse. A procuradora explicou que o procedimento será investigado e, se comprovado o uso indevido da verba, penalidades deverão ser aplicadas ao gestor que cometeu a ação. “As consequências serão aplicadas ao gestor que usou errada a verba e não ao atual”, acrescentou. Os valores gastos de forma irregular e a finalidade não foram informados.