segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: mesmo com ampliação de leitos UPA fica lotada e 4 esperam vagas em UTI; secretário reforça conscientização  

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro

O secretário municipal de Saúde, Valério Gobbato esteve, ontem à noite, na Unidade de Pronto Atendimento, na avenida André Maggi para visita técnica e busca de novas estratégias para enfrentamento do Coronavírus, juntamente com a secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon. Atualmente, mais de 20 pessoas estão internadas na ala Covid da UPA, sendo quatro entubados em estado grave, aguardando vagas em Unidade de Terapia Intensiva.

Valerio demonstrou preocupação com a situação atual da unidade de saúde, que está lotada. “Domingo de manhã estávamos aqui e já tínhamos verificado com a nossa equipe a abertura de mais 10 leitos. Na segunda-feira já se percebeu que seria pouco, então nós conseguimos chegar em 20 e já estão lotados. Agora precisamos ver uma estratégia para ampliar isso”, destacou.

De acordo com Gobbato, toda equipe da pasta já está mobilizada para o enfrentamento. “Para fazer aquisição de mais algumas camas hospitalares, para poder ampliar esse espaço. Estamos com dificuldade principalmente de equipe, não estamos mais conseguindo RH, tanto para equipe de enfermagem, quanto médica”. “Hoje na UPA estamos com infectologista acompanhando pacientes, fisioterapeuta, mas para continuar ampliando os serviços, precisamos de mais RH e não tem. O Estado todo está em dificuldade de profissionais”, pontuou.

Por outro lado, o secretário cobrou que é necessário que a população se conscientize. “Não tem mais em UTIs no Estado todo, em Sinop não é diferente. O hospital regional está lotado, os particulares estão lotados. Então precisamos realmente que todos se conscientizem e tomem as medidas de segurança que tem que tomar. Dos 10 nós já fomos para 20 e todos estão lotados. Manter o distanciamento social, usar o álcool em gel, uso de máscara e sempre que possível lavar as mãos, são as melhores medidas a serem adotadas”.

A preocupação com a situação também foi ponderada pela representante geral do instituto que gere a UPA, Francislaine de Almeida. “A gente recebeu uma demanda de pacientes mais graves chegando na unidade procurando o leito para internação”.

Para a gestora, agora todos os envolvidos entrarão em mais uma luta incansável para ampliação. “Vamos buscar conseguir os equipamentos e materiais necessários para dar continuidade no aumento de leitos previstos”. “Infelizmente o Brasil encontra-se num colapso de atendimentos e leitos disponíveis para Covid e por isso a prefeitura e secretaria estão nessa dinâmica para abrir mais leitos e auxiliar os usuários”, completou.

Conforme Só Notícias já informou, Sinop chegou, ontem, a 201 mortes em decorrência da doença. Já os casos confirmados totalizam 13.439, sendo que 12.846 já estão recuperados, 353 em isolamento domiciliar e 39 pacientes estão internados (16 em UTIs).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE