sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: IBGE prevê concluir em outubro contagem populacional e pede apoio da população

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein (foto: Só Notícias- atualizada 11:02h)

A superintendente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Milane Chaves da Silva, anunciou agora há pouco, que a contagem populacional começou a ser feita e os agentes percorrerão todos os bairros de Sinop, divididos em 371 setores censitários. O trabalho é de casa em casa, e deve terminar em outubro.

A prefeitura está dando apoio para o trabalho ser feito na área rural e nas glebas. Milane disse que o trabalho é feito com georeferenciamento de todos os endereços onde é feita a coleta de dados e as prefeituras poderão conferir o trabalho de coleta feito pelo IBGE. O último censo foi em 2010 quando a população estava em 113.099 mil habitantes.

“Nossos pesquisadores percorrerão todos os domicílios e nós pedimos a toda a população que os atenda”. “É importante a população atender o recenseador, as pessoas que moram em condomínios fechados. Estamos com trabalho de abordagem”. “É importante receber o recenseador” para responder o questionário da quantidade de pessoas em cada família e demais dados, explicou.

Os recenseadores estão fazendo levantamento também das características da residência, fornecimento e abastecimento de água bem como o uso, grau de escolaridade, renda, moradores com necessidades especiais. Esse levantamento também será usado pelas prefeituras para definir ações, obras e demais políticas públicas.

A supervisora acrescentou que a população que não for visitada, até outubro, que procure a agência do IBGE, na avenida das Figueiras, centro, próximo a câmara municipal. O instituto cogita a possibilidade do trabalho terminar em novembro. O censo era previsto para 2020 mas devido a pandemia está sendo feito agora.

A superintendente se reuniu com o prefeito Roberto Dorner e secretários e agradeceu o apoio da prefeitura para ser feito o censo. “Quero dizer ao povo de Sinop que precisamos atender os recenseadores para nós possamos responder na verdade tudo que acontece em nosso município. As pessoas que moram aqui, a renda, qualidade de vida que tem, isso para nós é importantíssimo. Queremos receber com grande alegria essas pessoas porque nós precisamos destes dados estatísticos não podemos ficar na incerteza”. “Se for respondido de forma correta,  saberemos o que está necessitando a cidade, quantas pessoas nós temos, o que podemos reivindicar lá fora através do governo federal. Através do censo nós podemos chegar onde o município espera e merece ser atendido”, declarou o prefeito.

Em instantes mais detalhes

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE